Itens para a visualização no momento 1-20 of 46

    • Sem permissão

      O destino de sete homens após uma invasão. 

      Autor desconhecido
      "Quarenta anos depois da pior ocupação da Universidade de Brasília pelos militares, o Correio resgata a história dos estudantes considerados subversivos que teriam motivado a investida".

    • Sem permissão

      "Tortura não tem perdão". 

      Sakkis, Ariadne.
      "Tortura não tem perdão esse é o nome do ato organizado por amigos e ex-colegas em homenagem a Honestino Guimarães, Paulo de Tarso Celestino e Ieda Delgado, desaparecidos na ditadura. O encontro será amanhã na Unb".

    • Sem permissão

      Os endereços da resistência. 

      Pompeu, Ana.
      "A avenida W3 sul era um dos principais pontos de encontro dos militantes que lutavam contra o regime militar em Brasília. Eles se reuniam também em repúblicas de estudantes e chegaram a sabotar um desfile do Sete de ...

    • Sem permissão

      40 anos depois. 

      Nunes, Juliana Cézar.

    • Sem permissão

      Mutilado pelos anos de chumbo. 

      Alves, Renato.
      "Em agosto de 1968, um estudante foi baleado na cabeça durante a invasão dos militares à Unb. Waldemar Alves da Silva Filho sobreviveu, depois de ficar em coma, mas perdeu 60% da visão do olho esquerdo e tem dificuldades ...

    • Sem permissão

      Arapongas na universidade. 

      Pompeu, Ana.
      "Em 1978, ainda durante o período de repressão, os estudantes chegaram a recolher aparelho usado para flagrar as conversas dos líderes do movimento que discutem a criação do DCE livre. Ninguém jamais foi responsabilizado."

    • Sem permissão

      Anísio Teixeira morte sob suspeita. 

      Alves, Renato.
      "Comissão de Memória e Verdade da Unb investiga nova versão sobre o fim da vida do ex-reitor da instituição. Segundo depoimento, ele teria sido sequestrado e torturado por agentes da repressão antes de ser morto".

    • Sem permissão

      Livro rememora as manifestações de estudantes na UnB em 1968. 

      Chagas, Helena.
      "Projeto de uma universidade revolucionária foi fulminado pela ditadura".

    • Sem permissão

      Arapongas infiltrados na UnB. 

      Alves, Renato.
      "Os militares não deram sossego a alunos, professores e funcionários da Universidade de Brasília (UnB) nem com o fim da ditadura. Agentes do regime espionaram a comunidade acadêmica pelos menos até 1988, três anos após a ...

    • Sem permissão

      Memórias da turma de 64. 

      Menezes, Leilane.
      "Ex-alunos voltam à Universidade de Brasília e revivem o período turbulento da ditadura, quando o campus foi invadido. O grupo Contemporâneos Velhos de Guerra se reúne a cada cinco anos".

    • Sem permissão

      Honestino. 

      Miranda, Ana.
      "Um instante de fascínio, suspensão, logo vinham os avisos, a ordem de dispersar, ouvíamos as sirenes, espalhavam-se pelo ar nuvens de gás lacrimogêneo, chegava a repressão e saíamos todos correndo pela W3".

    • Sem permissão

      Comissão vai apurar caso Anísio Teixeira. 

      Almeida, Amanda.
      "Nunca vão nos convencer das versões idiotas, que foram absolutamente'me engana que eu gosto' dadas para esse crime. "

    • Sem permissão

      O último vestígio oficial de Honestino. 

      Medeiros, Étore.
      "Passados 40 anos do enigmático desaparecimento do líder estudantil da UNB, documento inédito obtido pelo Correio comprova a prisão por militares. O que aconteceu depois, no entanto, ainda está longe de vir à tona".

    • Sem permissão

      Militância revisitada. 

      Lacerda, Maryna.
      "Ex-alunos da UnB falam à Comissão de Memóriae Verdade Anísio Teixeira sobre a participação o movimento estudantil, entre 1965 e 1968. A convivência com o líder Honestino Guimarães teve destaque na audiência".

    • Sem permissão

      A verdade dos anos de chumbo na Unb. 

      Alcântara, Manoela.
      "Universidade de Brasília deve instalar em agosto a comissão que pretende resgatar e esclarecer episódios ocorridos durante a ditadura militar contra alunos e professores. Grupo pretende identificar quem eram os informantes ...

    • Sem permissão

      Muito além da universidade. 

      Pompeu, Ana.
      "Não foram só os estudantes da UnB que participaram da resistência durante o regime militar. Secundaristas fizeram parte do movimento".

    • Sem permissão

      Reitores vigiados com rédea curta. 

      Alves, Renato.
      "Embora nomeados por militares, os primeiros dirigentes da UnB foram considerados incapazes pelos arapongas infiltrados na instituição. Assim, o governo justificou uma série de invasões à Universidade nos anos de ditadura, ...