Navegação Dossiê Universidade de Brasília por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 46
-
Honestino Guimarães, espionado até a morte.
"O líder estudantil da Unb, morto durante o regime militar, foi seguido de perto pelos espiões do governo durante os anos 1960. Documentos obtidos pelo Correio detalham a preocupação dos arapongas com as atividades do ...
-
Na prisão, 15 dias de tortura.
"Aos 25 anos, o então estudante da Universidade de Brasília Cláudio de Almeida foi levado pelo exército e passou pelo famigerado Pelotão de Investigações Criminais. Lá, conheceu a brutalidade dos militares ao lado do amigo ...
-
Enfim, o pedido de perdão.
"Quatro décadas após o desaparecimento de Honestino Guimarães, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça se desculpa à família dele, em cerimônia na Unb. Pela primeira vez, a filha do líder estudantil falou sobre o assunto".
-
UNB no foco militar.
"Na década de 1970, preocupada com o desaparecimento de estudantes, a Anistia Internacional enviava ofícios à universidade para saber o paradeiro dos alunos, muitos dos quais alvos de tortura".
-
Perseguição na UnB.
"Comissão designada pela universidade para levantar informações sobre as ações do governo na instituição, durante o regime militar, ouve os depoimentos de alunos expulsos após a greve geral de 1977".
-
A última mãe guerreira da UnB.
"No enterro de Maria Rosa Leite Monteiro, familiares e amigos relembram a trajetória da professora. Por mais de quatro décadas, ela não mediu esforços em busca da verdade sobre o desaparecimento do filho Honestino Guimarães ...
-
"1968 foi de medo".
"Ex-reitor da UnB e ex-aluno participaram de audiência públicae narram histórias de perseguição e torturano regime militar.
-
Uma vida à procura de respostas.
"Maria Rosa Leite Monteiro, mãe de Honestino Guimarães, estudante da Universidade de Brasília desaparecido durante a ditadura militar, sofreu uma parada cardíaca e morreu na madrugada de ontem, aos 84 anos. Ela dedicou as ...
-
A UNB vigiada.
"Documentos obtido pelo Correio revela a visão que os militares tinham dos estudantes na década de 70: "subversivos, drogados, pederastas e homossexuais".
-
Fragmentos da história.
"Comissão Nacional da Verdade e entidades ligadas a Honestino Guimarães ressaltam a importância do documento levado a público pelo Correio para reconstituir a prisão e a morte do líder estudantil".
-
Vazio deixado pela ditadura.
"Dois ex-professores contam como foi o processo de desconstrução da Universidade de Brasília durante o regime militar. Sob vigilância constante, um deles aderiu à saída em massa dos colegas em 1965".
-
A década da repressão na UnB.
"Ex-vice reitor fala sobre os bastidores de um período pouco conhecido da universidade, marcado pela tensão e pela contradição".
-
Costa e Silva em suspenso.
"A troca de identificação de uma das pontes de acesso ao Lago Sul depende apenas de assinatura do governador. Quinze nomes devem ser submetidos a audiência pública".
-
A verdade dos anos de chumbo na Unb.
"Universidade de Brasília deve instalar em agosto a comissão que pretende resgatar e esclarecer episódios ocorridos durante a ditadura militar contra alunos e professores. Grupo pretende identificar quem eram os informantes ...
-
Comissão vai apurar caso Anísio Teixeira.
"Nunca vão nos convencer das versões idiotas, que foram absolutamente'me engana que eu gosto' dadas para esse crime. "
-
Muito além da universidade.
"Não foram só os estudantes da UnB que participaram da resistência durante o regime militar. Secundaristas fizeram parte do movimento".
-
"Tortura não tem perdão".
"Tortura não tem perdão esse é o nome do ato organizado por amigos e ex-colegas em homenagem a Honestino Guimarães, Paulo de Tarso Celestino e Ieda Delgado, desaparecidos na ditadura. O encontro será amanhã na Unb".