Navegação Dossiê espionagem no governo militar por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 40
-
A Igreja vigiada.
"Documentos militares por três décadas revelam como a ditadura espionou e perseguiu integrantes da igreja católica".
-
A inteligência militar.
"A inteligenica militar não se pode confundir com tarefas específicas da segurança pública. Ela deve produzir informações relevantes pra as Forças Armadas e para o poder civil".
-
A nova república entra na linha.
"Vamos acabar com a censura telefônica, salvo em casos excepcionais. E é preciso que a nação seja informada disso". (Tancredo Neves).
-
Agora, a lei do livre acesso ao fichário do SNI.
"Busca-se assegurar à pessoa o direito de não somente conhecer a notícia desejada, mas sobre tudo ter acesso à própria fonte de informação, possibilitando o exercício amplo e legítimo da crítica" (Miécio Uchoa Cavalcanti Filho).
-
Arapongas do ex-Dops vigiaram Lula e Serra.
"Montoro, Covas, Aloysio e Temer também foram alvos após ditadura".
-
As vítimas do Ciex.
"Arquivo secreto da "CIA brasileira" contém mais de 8 mil informes. Documentos abasteceram as demais agências do Sistema Nacional de Informações."
-
Brigada faz espionagem para o exército : serviço de inteligência da polícia gaúcha mantém aparato da ditadura.
"O SNI era considerado o melhor quadro do setor de Inteligência da Brigada Militar. Sua diretriz continua em vigor e orienta a ação da antiga PM2, atual Secção de Inteligência, Operações e Treinamento" (Krischke).
-
Dinheiro de Cuba bancou asilados.
" De acordo com o serviço de informações do ministério das Relações Exteriores, representantes da resistência à ditadura, como Leonel Brizola, tinham ações sustentadas pelos dólares de Fidel."
-
Espionagem política continua : ex-agente revela como os espiões se infiltravam na esquerda e mostra como os velhos arquivos são aproveitados até hoje.
"Não acredito que o exército tenha tenha divulgado o prontuário, mas muita gente deve ter guardado essas anotações (Correia Lima)".
-
Espiões na pele de diplomatas.
"Integrantes do Itamaraty que serviram à comunidade de informações foram beneficiados na carreira pública, mas sofreram preconceitos dos colegas".
-
Exército espiona como no regime militar.
"Encontros do PT e manifestações de estudantes foram acompanhados nos governos de Itamar e FHC".
-
Falsificações e contrabandos.
"Relatos de arapongas do Itamaraty revelam que militantes brasileiros de esquerda no exterior abriam empresas de fachada e tinham até ligações com a máfia italiana".
-
Funai espionou missionários na ditadura: liberados em janeiro para pesquisa, documentos de braço do SNI no órgão indigenista relatam 30 anos de vigilância.
"Militares acreditavam que o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) pretendia 'subverter' o controle da fundação sobre os índios".
-
João Goulart era "oportunista", disse CIA : avaliação está em documento tornado público ontem, parte de 11 mil páginas dos anos 50 e 70 sobre ex-URSS e China.
"[O presidente João Goulart] é um oportunista que ascendeu ao governo com o apoio da esquerda e tenta, desde então, aumentar seu poder pessoal ao fazer concessões alternadamente, à direita e à esquerda. Trecho de documentos ...
-
Jorge Amado vigiado em passagem por BH.
"Minas foi um dos focos da espionagem nos anos 1950. Relatório detalha encontro do escritor com comunistas."