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dc.contributor.authorAiwa Co., Ltdpt_BR
dc.contributor.editorMuseupt_BR
dc.coverage.spatialExposição nos andarespt_BR
dc.date.accessioned2024-05-23T18:42:54Z
dc.date.available2024-05-23T18:42:54Z
dc.date.created[1970?]pt_BR
dc.identifier.citationhttps://coopermiti.com.br/museu/gravador-aiko-atp-705/#:~:text=em%20outubro%20de%201959pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.stm.jus.br//handle/123456789/186101
dc.formatGravador cassete compacto, plástico, metal, acrílico, laminado metálico e capa em couro. Dimensões: 12,5 Cm X 24 Cm X 8 Cm.pt_BR
dc.subjectGravadorpt_BR
dc.subjectCassetept_BR
dc.subject.otherEquipamento de comunicação Sonorapt_BR
dc.titleGravador AIKO AUTOMATICpt_BR
dc.typeAcervo museológicopt_BR
dc.provenanceHelder Pereira Silvapt_BR
dc.location.countryBrasil.
dc.description.conditionBompt_BR
dc.description.historicaldataAIWA e AIKO Aiwa tem início um tanto obscuro. A empresa foi fundada em junho de 1951 como Denki Sangyo AIKO Co., Ltd., fabricante de microfones. Em junho de 1958 as ações da empresa foram registradas para over-the-counter comércio. Ele mudou seu nome para Aiwa Co., Ltd. em outubro de 1959. No ano seguinte, viu a abertura de uma fábrica em Utsunomiya, uma cidade situada cerca de 60 quilômetros ao norte de Tóquio. Seu estoque foi listado na segunda seção da Bolsa de Tóquio em outubro de 1961. Um desenvolvimento fundamental aconteceu em fevereiro de 1964, quando Aiwa introduziu o primeiro gravador cassete japonês, o TP-707. Gravadores de cassetes, leitores, decks e tornou-se área de produtos da empresa principal, e permaneceu assim através dos anos 1970. Em fevereiro de 1967 Aiwa estabeleceu outra fábrica em Iwate. Dois anos mais tarde Sony Corporation comprou uma participação majoritária na Aiwa, que se tornou uma empresa afiliada da Sony. Aiwa, no entanto, continuou a operar de forma bastante independente, e suas ações negociadas publicamente permaneceu. Durante a década de 1970 Aiwa fez uma investida agressiva para o exterior. No final de 1970 a empresa formou uma joint venture em Hong Kong chamado Aiwa / Dransfield & Co., Ltd. O Oriente Médio foi identificado como uma arena fundamental para o crescimento das exportações, e Aiwa, em 1973, estabeleceu uma joint venture no Líbano chamada Vendas & Aiwa Service Co. Momento da empresa foi propício, como a crise do petróleo que começou logo tornou o mercado um Oriente Médio mais atraente por causa do início da recessão na Europa e América do Norte. Em meados da REGISTRO MUSEAL: 2023.0001 NÚMERO DE PATRIMÔNIO: LOCALIZAÇÃO: Exposição 7º andar década Aiwa reivindicou uma participação aproximada de 30 por cento da média do mercado gravador Oriente. Aiwa também fez uma jogada cedo em produção no exterior, com o estabelecimento de uma fábrica em Cingapura em 1974 atrasado. No ano seguinte, abriu a Aiwa Utsunomiya Fábrica do Norte (a fábrica Utsunomiya outros se tornou conhecido como a Fábrica do Sul) e seu estoque foi listado na primeira seção da bolsa de Tóquio. Mais tarde, na década de 1970 o Oriente Médio tornou-se um mercado menos atraente como a concorrência e a instabilidade política aumentaram. Aiwa agiu rapidamente para diminuir sua dependência da região em conflito, tendo como alvo a Europa e América do Norte para a expansão. De 1976 a 1978, a empresa estabeleceu subsidiárias de vendas no Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. Até o final da década, as vendas na Europa e América do Norte responderam por 65 por cento de todas as exportações, um aumento substancial ao longo dos aproximadamente 50 por cento os níveis no início da década. No final de 1970 Aiwa também expandiu sua linha de produtos para a área de sistemas de Minicomponent estéreo, um segmento cada vez mais popular do mercado de áudio, sistemas de Aiwa da mini desde som de alta qualidade e poder e tais recursos sofisticados como monitores digitais em um pacote com economia de espaço pequeno que incluiu um sintonizador de rádio, toca-fitas, toca-discos, amplificador e alto-falantes. Por esta altura a empresa estava vendendo também de alto preço amplificadores, sintonizadores e outros full-size componentes tipo rack de áudio. Para o ano fiscal que termina em novembro de 1979, Aiwa postou um lucro líquido de ¥ 244.000.000 (EUA $ 1 milhão) em vendas de ¥ 38500000000 (EUA $ 157.800.000). Em meados de 1980 Aiwa aventurou em outra categoria de produto quente, o de aparelhos de som fone de ouvido (que se tornou popular por Aiwa pai e sua Sony Walkman), com o lançamento da TP-S30, que contou com a gravação de som e funções de reprodução. Com a sua comercialização aumentou para os países industrializados da Europa e América do Norte, mudou-se Aiwa parte da sua produção mais próxima à área importante por abrir uma fábrica em Gales do Sul em setembro de 1980. Gravador O Gravador é um dispositivo eletrônico, criado para registrar e reproduzir sons em uma fita magnética. Durante a gravação, o som é convertido através de um microfone em um sinal elétrico oscilante, que quando passa pelas espiras de um eletroímã produz um campo eletromagnético oscilante equivalente ao som recebido pelo microfone. À medida que passa pelo eletroímã (cabeçote de gravação), a fita magnetiza-se, originando padrões que refletem o som da gravação. Na reprodução, o padrão magnético da fita produz em um indutor (cabeçote de reprodução) um sinal elétrico que, após ser amplificado, aciona um alto-falante. Nas versões estéreo ambos os cabeçotes têm dois enrolamentos que operam de forma independente de forma que cada um deles é responsável pela gravação/reprodução de um dos canais (esquerdo e direito). Neste caso a fita, obviamente, tem que suportar a gravação de mais de um sinal ao mesmo tempo (em geral existem pistas magnéticas na fita, quatro ao todo, esquerdo e direito do lado A e esquerdo e direito do lado B, mas isso pode variar). Fita cassete A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Também é abreviado como K7. O cassete era constituído basicamente por dois carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica, isto facilitava o manuseio e a utilização permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10 cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço e um excelente manuseio em relação às fitas tradicionais. O audiocassete ou fita cassete foi uma revolução difundindo tremendamente a possibilidade de se gravar e se reproduzir som. No início, a pequena largura da fita e a velocidade reduzida (para permitir uma duração de pelo menos 30 minutos por lado) comprometiam a qualidade do som, mas recursos tecnológicos foram sendo incorporados ao longo do tempo tornando a qualidade bastante razoável. Recursos como: novas camadas magnéticas (Low Noise, Cromo, Ferro Puro e Metal), cabeças de gravação e reprodução de melhor qualidade nos aparelhos e filtros (Dolby Noise Reduction) para redução de ruídos. Os primeiros gravadores com áudio cassete da Philips já eram portáteis, mas no final dos anos 70 com a invenção do walkman pela Sony, um reprodutor cassete super compacto de bolso com fones de ouvido, houve a explosão do som individual.pt_BR
dc.description.inscription‘Automatic Level control / Solid state ATP – 705” – localizado na parte inferior central da peça.pt_BR
dc.description.evaluationconditionEstá em bom estado de conservaçãopt_BR
dc.description.objectGravador cassete compacto, plástico, metal, acrílico, laminado metálico e capa em couro.pt_BR
stm.objetoGravadorpt_BR
dc.locationJapãopt_BR
stm.classificacao.museuEquipamento de comunicação Sonorapt_BR
dc.identifier.registry2023.0001pt_BR
stm.date.aquisicao2023pt_BR
 

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