ATA DA 119ª SESSÃO, EM 19 DE DEZEMBRO DE 1952.

PRESIDÊNCIA DO EXMO. SR. MINISTRO GENERAL CASTELLO BRANCO.

PROCURADOR GERAL DA JUSTIÇA MILITAR, O EXMO SR. DR. WALDEMIRO GOMES FERREIRA.

SECRETÁRIO, O SR. BACHAREL WYLMAR DUTRA DE MOURA.

Compareceram os Exmos. Srs. Ministros Drs. Cardoso de Castro e Vaz de Mello, Almte. Octávio Medeiros, Brig. Armando Trompowsky, Dr. Murgel de Rezende, Gen. Alencar Araripe, Almte. Pinto de Lima e Gen. Góis Monteiro.

Deixaram de comparecer, os Exmos. Srs. Ministros Major Brigadeiro Heitor Várady e Dr. Bocayuva Cunha, por se acharem licenciados.

Às treze horas, havendo número legal foi aberta a sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a ata da sessão anterior.

.................

Apelação julgada na sessão secreta do dia 17/12/1952:

Nº 22.089 - Cap.Fed.- Rel.- O Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende. - Rev. - O Sr. Ministro Dr. Vaz de Mello. - Apelante: A Promotoria da 3ª Auditoria da 1ª R.M.. - Apelados: O Conselho Permanente de Justiça da 3a Auditoria da 1ª R.M. e José Cosme do Nascimento, 3º sargento da Escola de Instrução Especializada, absolvido com fundamento no art. 32 do C.P.M., do crime previsto no art. 181, § 2º, n. VI do Código Penal Militar. - O Tribunal resolveu dar provimento à apelação do M.P. para, reformando a sentença, condenar o acusado a 4 anos de reclusão, como incurso no art.181, preâmbulo, combinado com o § 1º do C.P.M., contra os votos dos Exmos. Srs. Ministros Dr. Cardoso de Castro, Dr. Vaz de Mello, Gen. Alencar Araripe e Gen. Góis Monteiro, que confirmavam a sentença; Dr. Murgel de Rezende; Almte.Pinto de Lima, Dr. Bocayuva Cunha e Brig. Armando Trompowsky, que condenavam a 6 anos, como incurso no art. 181, preâmbulo, do C.P.M..

....................

Em seguida, foram relatados e julgados os seguintes processos:

APELAÇÕES

Nº 22.138 - R.Grande do Sul. - Rel. - O Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende. - Rev. - O Sr. Ministro Dr. Vaz de Mello. - Apelante: A Promotoria da 1ª Auditoria da 3ª R.M.. - Apelados: O Conselho Permanente de Justiça da 1ª Auditoria da 3ª R.M. e Saul Machado Barcelos, soldado do 2º R.C.Mec., absolvido do crime previsto no art. 182 com fundamento nos arts. 29, inciso II e 32, tudo do Código Penal Militar. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.134 - Cap. Fed. - Rel.- O Sr. Ministro Dr. Cardoso de Castro. - Rev. - O Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende. - Apelante: Jackson Praxedes Leite, soldado do 4º B.I. da Policia Militar do D.F., condenado por desclassificação da denúncia (art. 198 § 4º do C.P.M.) para o art. 198, preâmbulo, do C.P.M., c/c o § 2º do mesmo artigo, à pena de dois mêses de prisão, metade do mínimo estabelecido no referido dispositivo legal, ex-vi do art. 42 do C.P.M.. - Apelado: O Conselho de Justiça da Auditoria da Polícia Militar do D.F.. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.143 - Cap.Fed. - Rel. - O Sr. Ministro Dr. Vaz de Mello. - Rev. - O Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende. - Apelante: A Promotoria da 1ª Auditoria da 1ª R.M.. - Apelados: O Conselho Permanente de Justiça da 1ª Auditoria da 1ª R.M. e Edino Amorim, soldado do 1º R.I., absolvido do crime previsto no art.198 do Código Penal Militar. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 21.441 - São Paulo. - Rel. - O Sr. Ministro Dr. Cardoso de Castro. - Rev. - O Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende. - Apelante: A Promotoria da 2ª Auditoria da 2º R.M..- Apelados: O Conselho Especial de Justiça da 2ª Auditoria da 2ª R.M. e o capitão Joaquim de Arruda Albernaz, o civil Waldemar Cicotti, absolvidos do crime previsto no art. 248 do C.P.M.; Elder de Biasi e Domingos Zanatil; civis, absolvidos do crime previsto nos arts. 245 e 233 do C.P.M.; Walter Tomé, Odair Camargo, Dirceu São Leandro e Manoel Martins, civis, absolvidos do crime previsto no art. 233 e 2º tenente médico da 2/2ª Dr. João Ernesto Fagin, absolvido do crime previsto no art. 237 também do Código Penal Militar. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.157 - Minas Gerais. - Rel. - O Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende. - Rev. - O Sr. Ministro Dr. Cardoso de Castro. - Apelante: A Promotoria da Auditoria da 4ª R.M, e Osvaldo Gomes do Amaral, soldado do 10º R.I., condenado a três mêses de prisão, gráu mínimo do art. 182, preâmbulo, c/c o art.42, n. II, tudo do Código Penal Militar. - Apelado: O Conselho Permanente de Justiça da Auditoria da 4ª R.M. e Pedro Ribeiro, soldado do 10º R.I., absolvido do crime previsto no art. 182 c/c o art. 33, tudo do Código Penal Militar. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.159 - Cap.Fed. - Rel. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Rev. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Apelante: Theophilo de Araujo Neto, soldado do Regimento Escola de Cavalaria, condenado a seis mêses de prisão, incurso no art. 163 do Código Penal Militar. - Apelado: O Conselho de Justiça do Quartel do Asilo da Ilha de Bom Jesus. - O Tribunal resolveu confirmar sentença, unânimemente.

Nº 22.185 - Cap. Fed.- Rel.- O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Rev. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Apelante: A Promotoria da 2ª Auditoria da 1ª Região Militar. - Apelados : O Conselho de Justiça do 2º Regimento de Infantaria e José de Oliveira, soldado do referido Regimento, absolvido de acôrdo com o art. 29 e 31, do crime previsto no art. 163 do C.P.M.. (Julgamento em sessão secreta).

Nº 22.124 - Cap.Fed. - Rel. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Rev. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Apelante: Jair de Cândia, soldado do B.E.E., condenado na forma do art. 57 do C.P.M. a seis mêses de detenção, incurso na sanção penal do art. 163 do mesmo Código, tendo para tanto fixado a pena base em oito mêses e diminuída a mesma de dois mêses de acôrdo com as atenuantes nºs I e III do art. 62 c/c o art. 42, tudo do C.P.M..- Apelado: O Conselho de Justiça do Batalhão Escola de Engenharia. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.132 - Mato Grosso.- Rel. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Rev. - O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Apelante: A Promotoria da Auditoria da 9ª R.M.. - Apelados: O Conselho de Justiça do 10º Grupo de Artilharia a Cavalo-75 e Élsio Couto, soldado do 4º R.C.Mec., absolvido do crime previsto no art. 163 do Código Penal Militar. (Julgamento em sessão secreta).

Nº 22.139 - R.Grande do Sul. - Rel. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Rev. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Apelante: Sergio Pacheco de Souza, soldado da 1ª Cia. de Guardas, condenado a seis mêses de prisão, incurso no art. 163 do Código Penal Militar. - Apelado: O Conselho de Justiça do 18º Regimento de Infantaria. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.149 - Pará. - Rel. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Rev.- O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Apelante: A Promotoria da Auditoria da 8ª R.M.. - Apelados: O Conselho de Justiça do 24º Batalhão de Caçadores e José Ribamar Marques, soldado do referido Batalhão, absolvido do crime previsto no art. 159 do C.P.M..(Julgamento em sessão secreta).

Nº 22.151 - Pará. - Rel. - O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Rev. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Apelante: A Promotoria da Auditoria da 8ª R.M.. - Apelados: O Conselho de Justiça do 24º Batalhão de Caçadores e Toene Leal Ribeiro, soldado do referido Batalhão, absolvido do crime previsto no art. 159 do C.P.M.. (Julgamento em sessão secreta).

Nº 22.154 - Cap.Fed.- Rel.- O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Rev. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Apelante: Amabelino Marins, GR. SM. n. 490.251, condenado a seis mêses de prisão, incurso no art. 163 do Código Penal Militar. - Apelado: O Conselho Permanente de Justiça da 1ª Auditoria da Marinha. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente.

Nº 22.163 - R.Grande do Sul.- Rel.- O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Rev. - O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Apelante: Oly Martins dos Santos, soldado do 3º Regimento de Cavalaria, condenado a 24 mêses de prisão, como incurso no art. 163 do Código Penal Militar. - Apelado: O Conselho de Justiça do 3º Regimento de Cavalaria. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente. Não tomou parte no julgamento, o Exmo. Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende.

Nº 22.175 - Minas Gerais. - Rel. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Rev. - O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Apelante: A Promotoria da Auditoria da 4ª R.M.. - Apelados: O Conselho de Justiça do Regimento Tiradentes e Geraldo Pereira dos Santos, soldado do 11º R.I., absolvido do crime previsto no art. 159 do Código Penal Militar. - (Julgamento em sessão secreta).

Nº 22.200 - Cap.Fed. - Rel. - O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Rev. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. – Apelante: Oswaldo da Silva, soldado da Escola de Aeronáutica, condenado à pena de 15 mêses e 1 dia de prisão, como incurso no art. 163 c/c o art. 61 n. I do C.P.M.. - Apelado: O Conselho Permanente de Justiça da 2ª Auditoria da Aeronáutica. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente. - Não tomou parte no julgamento, o Exmo. Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende.

Nº 22.174 - Minas Gerais. - Rel. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Rev. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Apelante: A Promotoria da Auditoria da 4ª R.M.. - Apelados: O Conselho de Justiça do Regimento Tiradentes e Sebastião de Almeida Campos, soldado do 11º R.I., absolvido do crime previsto no art. 159 do Código Penal Militar. - (Julgamento em sessão secreta).

Nº 22.194 - R.Grande do Sul. - Rel. - O Sr. Ministro Gen. Alencar Araripe. - Rev. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Apelante: Angelo Gabriel Cavalheiro, soldado do 1º R.C.Mec., condenado a 9 mêses do detenção, incurso no art. 163 do C.P.M. - Apelado: O Conselho de Justiça do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado. - O Tribunal resolveu reduzir a penalidade a 6 mêses de prisão, unânimemente. Não tomou parte no julgamento, o Exmo. Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende.

Nº 22.208 - R.Grande do Sul. - Rel. - O Sr: Ministro Gen. Alencar Araripe. - Rev. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Apelante: João de Deus Ferreira Vargas, soldado do 12º R.C., condenado a quatro mêses de prisão, incurso no art. 159 do C.P.M.. - Apelado: O Conselho de Justiça do 12º Regimento de Cavalaria. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente. Não tomou parte no julgamento, o Exmo. Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende.

Nº 22.202 - Cap. Fed. - Rel. - O Sr. Ministro Almte. Octávio Medeiros. - Rev. - O Sr. Ministro Brig. Armando Trompowsky. - Apelante: Edesio Ramos, soldado da Base Aérea do Galeão, condenado à pena de 6 mêses de prisão, incurso no art. 163 do C.P.M. - Apelado: O Conselho Permanente de Justiça da 2º Auditoria de Aeronáutica. - O Tribunal resolveu confirmar a sentença, unânimemente. - Não tomou parte no julgamento, o Exmo. Sr. Ministro Dr. Murgel de Rezende.

..............

Exmo. Sr. Ministro Dr. Bocayuva Cunha, comunicou ao Exmo. Sr. Ministro Presidente que entrou, hoje, no gôso da Licença Especial, concedida na Sessão de 28 de novembro p.p..

..............

O Exmo. Sr. Ministro Presidente, marcou o julgamento da petição nº 104 para a próxima segunda-feira, dia 22 do corrente.

..............

Acham-se em mesa, os seguintes processos:

Ses. de 6 de outubro, Petição 104 (CC)

Ses. de 24 de novembro, Apl.: 22.165 (CC/VM) 22.199 (MR/VM)

Ses. de 26 de novembro, Aps.: 22.186 (VM/CC) 22.212 (AA/AT)

Ses. de 28 de novembro, Aps.: 22.171 (AT/OM) 22.178 (OM/AT)

22.184 (AT/OM) 22.227 (VM/MR)

Ses. de 1 de dezembro, Aps.: 22.192 (OM/AA) 22.203 (AT/AA)

22.206 (OM/AA) 22.214 (OM/AT) Rev. Criminal 629 (VM/CC)

Ses. de 3 de dezembro, Aps.: 22.198 (AT/OM) 22.211 (AT/OM)

Emb. 21.772 (MR/CC)

Ses. de 5 de dezembro, Aps.: 22.152 (PL/AT) 22.180 (AA/OM)

22.188 (OM/AT) 22.221 (AA/OM) 22.224 (AT/OM) 22.225 (AA/AT)

Ses. do 10 de dezembro, Aps.: 22.l60 (AT/AA) 22.219 (OM/AA)

22.189 (AT/AA) 22.229 (OM/AT) 22.215 (AT/AA) 22.230 (AT/AA)

Ses. de 12 de dezembro, Petição (Prescrição do Ação Penal) nº 4 (MR)

Aps.: 22.137 (OM/PL) 22.232 (MR/CC) 22.235 (OM/AA)

22.270 (VM/CC) Embs. 21.277 (CC/VM)

Ses. de 15 de dezembro, Petição (Prescrição de Ação Penal) nº 6 (VM)

Aps.: 22.113 (PL/OM) 22.153 (OM/PL) 22.131 (PL/OM)

22.167 (AT/PL) 22.148 (PL/OM) 22.176 (AA/PL) 22.179 (AT/PL)

22.195 (PL/AT) 22.207 (AT/PL) 22.209 (PL/AT) 22.257 (AT/AA)

22.277 (CC/MR)

Ses. de 17 de dezembro, Petição (Prescrição de Ação Penal) nº 5 (CC)

Aps.: 22.161 (AA/PL) 22.170 (OM/PL) 22.193 (AT/PL)

22.183 (OM/PL) 22.204 (AA/PL) 22.213 (PL/AA) 22.245 (AA/PL)

Ses. de 19 do dezembro, Embs. 21.692 (MR/BC)

Aps.: 22.166 (MR/BC) 22.190 (AA/PL) 22.196 (OM/PL)

22.210 (OM/PL) 22.220 (AT/PL) 22.223 (OM/PL) 22.231 (AA/PL)

22.236 (AT/PL) 22.243 (OM/AT) 22.247 (OM/AA) 22.261 (OM/AA)

22.276 (OM/AA) 22.283 (AA/AT) 22.285 (OM/AT) Inquérito 48(VM)

Rec. Criminal 3.462 (VM).

......................

Foi, a seguir, encerrada a sessão.