Pela passagem, nos próximos dias, de três magnas datas da nacionalidade brasileira, o Ministro-Presidente, em nome do Tribunal, assim se pronunciou:
"Feliz a nação que, num curto espaço de quatro dias, tem a ventura de comemorar três importantes datas históricas de sua nacionalidade, possibilitando aos brasileiros de hoje reverenciarem aqueles de ontem que ajudaram na construção e consolidação da nação brasileira.
As datas de 19 de abril de 1648, 21 de abril de 1792 e 22 de abril de 1945 são marcos indeléveis da nacionalidade brasileira.
Na primeira, comemora-se o dia do Exército Brasileiro.
Nesta data ocorreu a 1ª Batalha dos Guararapes.
Naquele embate criou-se o embrião do que hoje é o EXÉRCITO BRASILEIRO, através da ação conjunta dos habitantes daquele torrão nordestino, na defesa do solo pátrio.
Digo ação conjunta porque nela estiveram ombro a ombro os brancos, os negros e os índios, combatendo o invasor holandês, ajudando, com esse agir, a consolidar a noção de pátria.
Na segunda data, preitea-se manifestação política, nascidas nas terras das Minas Gerais, alicerçada nas idéias de liberdade, pregadas pela Revolução Francesa que, em 1776, embasaram a Independência dos Estados Unidos da América e que serviram para fermentar e fomentar os ideais de nossa independência.
Homenageia-se a memoria do alferes Joaquim José da Silva Xavier, morto naquela data, e que mais tarde foi consagrado Mártir da Independência e Patrono Cívico da Nação Brasileira.
No terceiro evento, a nação brasileira reverencia a Força Aérea Brasileira, por ações de bravura de uma fração de seu contingente, o 1º GRUPO DE CAÇA, nos céus da Itália.
Presta-se, pois, uma justa homenagem àqueles corajosos aviadores do imbatível 1º Grupo de Caça que, naquela data no ano de 1945, contribuíram, com heroísmo, para estabelecer uma cabeça de ponte aliada na região de San Benedetto, no teatro de operações da Itália.
Nesta oportunidade, a Presidência do Superior Tribunal Militar, em nome do Tribunal, reverencia as datas acima, cumprimentando o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, na pessoa de seus ilustres representantes nesta Corte: os Ministros Ten Brig do Ar Jorge José de Carvalho, Cherubim Rosa Filho, Gen Ex Antônio Joaquim Soares Moreira, Luiz Guilherme de Freitas Coutinho, Ten Brig do Ar Carlos de Almeida Baptista e Gen Ex Edson Alves Mey e José Sampaio Maia, como uma homenagem a todos os compatriotas que ontem, hoje e sempre, lutam e lutarão para que a pátria seja livre e soberana"
Associaram-se a essa homenagem, em nome da Marinha, o Ministro Alte Esq Carlos Eduardo Cezar de Andrade, em nome dos Ministros togados, o Ministro Dr Paulo César Cataldo e em nome da Procuradoria-Geral da Justiça Militar, o Subprocurador-Geral Dr Carlos Frederico de Oliveira Pereira, no impedimento do titular.
Agradeceram as manifestações de apreço os Ministros Ten Brig do Ar Jorge José de Carvalho e Gen Ex Antônio Joaquim Soares Moreira.