SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 31a. SESSÃO, EM 10 DE JUNHO DE 1970

PRESIDÊNCIA DO MINISTRO TENENTE - BRIGADEIRO ARMANDO PERDIGÃO

PROCURADOR-GERAL DA JUSTIÇA MILITAR, EM EXERCÍCIO: DR RAYMUNDO LEONAM DE ALMEIDA NOBRE, PROCURADOR DE 1a. CATEGORIA, EM EXERCÍCIO DE SUB-PROCURADOR-GERAL.

SECRETÁRIO: DR CLÁUDIO ROSIÈRE, VICE-DIRETOR-GERAL.

Compareceram os Ministros Waldemar de Figueiredo Costa, Francisco de Assis Corrêa de Mello, Octacílio Terra Ururahy, Alcides Vieira Carneiro, Mário Cavalcanti de Albuquerque, Adalberto Pereira dos Santos, Álvaro Alves da Silva Braga, Waldemar Tôrres da Costa, Jurandyr de Bizarria Mamede, Amarílio Lopes Salgado, Nelson Barbosa Sampaio e os Ministros convocados João Francisco de Azevedo Milanez Filho e Jayme Carneiro de Campos Esposel.

Licenciados os Ministros Gabriel Grun Moss, Sylvio Monteiro Moutinho e João Mendes da Costa Filho.

Às 13 horas, havendo número legal, foi aberta a sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a ata da sessão anterior.

Apelação julgada em sessão secreta no dia 8 do corrente mês:-

36 744 - Rio Grande do Sul. Relator: Ministro Waldemar Tôrres. Revisor: Ministro Corrêa de Mello. Apelante: A Procuradoria Militar da 3a.Aud/3a. RM. Apelada: A Sentença do CPJ da 3a.Aud/3a. RM, que absolveu Jair de Moura Calixto, do crime previsto no art 11, letra "a" da Lei 1802/53. Por unanimidade, foi negado provimento à apelação do MP e confirmada a sentença apelada.

Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

APELAÇÕES

37 888 -  Guanabara. Relator: Ministro Álvaro Braga. Revisor: Ministro Waldemar Tôrres. Apelante: Carlos Jorge Barbosa, soldado. Apelada: A Sentença do CJ do 1º B.G. de 20.3.1970. - Por unanimidade, foi dado provimento em parte à apelação para reduzir a pena para 7 meses de detenção.

37 783 -  Minas Gerais. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Revisor: Ministro Corrêa de Mello. Apelante: A Procuradoria Militar da Aud/4a. CJM. Apelada: A Sentença do CPJ da Aud/4a. CJM, de 8.1.1970, que absolveu Nelson Elias Sabat e Alvarino Alves Pereira, do crime previsto nos arts 10 e 11, letra "a", da Lei 1802/53, combinado com o art 40, do mesmo diploma legal e art 66 do CPM. -(JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

37 839 - Pernambuco. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Revisor: Ministro Adalberto dos Santos. Apelante: A Procuradoria Militar da Aud/7a. CJM. Apelada: A Sentença do CPJ da Aud/7a. CJM, de 29.1.1970, que absolveu José Apolonio Matias e Amaro Lopes de Oliveira, do crime previsto nos arts 11, letra "b" e 12 da Lei 1802/ 53. (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

HABEAS-CORPUS

30.223 - Guanabara. Relator: Ministro Corrêa de Mello. Paciente: Alfeu Augusto Vianna Muguet. Impetrante: Oswaldo Ferreira de Mendonça Júnior, adv. - Por unanimidade, foi a ordem denegada.

APELAÇÃO

37 660 - São Paulo. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Revisor: Ministro Alvaro, Braga. Apelante: A Procuradoria Militar da 2a.Aud/2a. RM. Apelada: A Sentença do CPJ da 2a.Aud/2a.. RM que absolveu os civis Horácio José Cubas, Josias Alves de Souza, José Rodrigues de Andrade, Antonio Delgado Martins, Miguel Lima e Silva, Antonio Salustiano de Jesus, João Batista Góis, Celestino Soares, José Alves de Brito e Ulisses Dionísio, do crime previsto nos arts 2º, incisos III e IV e 5°, tudo da Lei 1802/53, em 18.8.69.. (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

37 568 - Pernambuco. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Revisor: Ministro Adalberto dos Santos. Apelante: A Procuradoria Militar da Aud/7a. RM. Apelada: A Sentença do CPJ da Aud/7a. RM, de 30.9.69, que absolveu o civil Luiz Gonzaga da Silva, do crime previsto no artigo 38, inciso II, do Decreto-lei 314/67. (JULGAMENTO-EM SESSÃO SECRETA).

37 131 - Rio Grande do Sul. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Revisor: Ministro Mário Cavalcanti. Apelante:- A Procuradoria Militar da 3a.Aud/3a RM. Apelada: A Sentença do CPJ da 3a.Aud/3a. RM que absolveu Vicente Raphael Fortunato Cortazzi e Clovis Moraes Rodrigues, do crime previsto no art 32 do Decreto-lei 314/67, em 6 de outubro de 1969. -(JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

37 892 - Distrito Federal. Relator: Ministro Mário Cavalcanti. Revisor: Ministro Alcides Carneiro. Apelantes: A Procuradoria Militar do Aud/11a. CJM e José Cândido Lustosa Neto. Apelada: A Sentença do CJ da Base Aérea de Brasília, de 29.12.69. - Por unanimidade foi negado provimento à apelação do MP e dado provimento em parte à apelação da defesa para reformar a sentença e condenar o apelante a 4 meses de prisão, como incurso no art 163, comb com o art 189, inciso I do CPM vigente.

O Tribunal, por unanimidade, deferiu requerimento em que o Exmo sr Ministro João Mendes da Costa Filho solicita 90 dias de licença para tratamento de saúde, com apoio no art 98 do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União.

Em Plenário, foi lido o oficio n° 174/70, de 1.6.70, do Exmo. Sr. Dr. Carlos Coqueijo Costa, Juiz Presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 5a. Região, nos seguintes têrmos: "Senhor Presidente: Apraz-me comunicar, por seu intermédio, ao Egrégio Superior Tribunal Militar, que o Tribunal Regional do Trabalho da 5a. Região, em sessão do dia 26 de maio, inseriu em ata, por proposto desta Presidência, um voto de satisfação pela nomeação do Exmo. Sr. Ministro Nelson Barbosa para essa conspícua Côrte, onde certamente reafirmará os seus incontestáveis dotes de homem público e jurista consagrado, já revelados quando da sua carreira no Ministério Público da Justiça Militar. Queira transmitir aos seus ilustres pares os meus protestos de alto apreço e admiração. (As. Carlos Coqueijo Costa, Juiz Presidente. Exmo. Sr Ministro Presidente do E. Superior Tribunal Militar Rio."-

No início da Sessão, o Sr Ministro Presidente assim se manifestou: "Senhores Ministros: Quero apresentar em nome da Justiça Militar, dos demais Ministros e no meu próprio, as sinceras felicitações à Marinha pela passagem de mais um aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que transcorrerá amanhã, data esta que enaltece a figura do ilustre Almirante Barroso".

Com a palavra o Ministro Figueiredo Costa, assim se manifestou: "Senhor Presidente: Quero agradecer a V. Exa. as palavras que proferiu sôbre a Batalha Naval do Riachuelo, enaltecendo a figura de Barroso, e, ao fazê-lo, quero me referir também, à data significativa do dia 12, qual seja a da criação do Correio Aéreo Nacional. De maneira que em meu nome e no do Ministro Mário Cavalcanti, apresento as minhas felicitações à Aeronáutica, que bem as merece. Ao mesmo tempo que agradeço as referências à data da Marinha manifesto meu aprêço pela comemoração da Aeronáutica".

Falando a seguir o Ministro Terra Ururahy, assim se externou: "Sr Presidente. Eu também quero me associar às homenagens prestadas à Marinha e à Aeronáutica. Muito usei os aviões do Correio Aéreo Nacional, e é-me grato recordar que fui transportado, com o braço quebrado num dêsses aviões de Campo Grande até São Paulo, em que era piloto o Capitão Perdigão, nosso atual Presidente, e eu major, viagem cheia de atribulações que culminou com o pouso em pleno vendaval. Eu fiz muitas e longas viagens nesses aviões, mas, o que é importante ressaltar é o trabalho do Correio Aéreo na integração nacional. Por essas razões, quero me solidarizar e abraçar afetuosamente os meus colegas representantes da Aeronáutica aqui presentes."

A Seguir, o Dr Raymundo Leonam de Almeida Nobre, Procurador-Geral da J.M., em exercício, assim se manifestou: "Senhor Presidente. Srs. Ministros. O Ministério Público faz suas não só as palavras de V. Exa. congratulando-se com à Marinha, como também às proferidas pelos Ministros Figueiredo Costa e Terra Ururahy, em homenagem á Aeronáutica."

Em Sessão secreta, realizada no dia 8 do corrente, atendendo à solicitação do Sr Ministro Mário Cavalcanti, o Exmo Sr Ministro-Presidente deu a palavra a Sua Excelência que apresentou proposta no sentido de que: 1) De acôrdo com o artigo 81 do CPPM, a extinção da punibilidade deverá ser declarada e reconhecida em qualquer fase do processo, não sendo necessário Representação à instância superior para aquêle fim. Ocorrendo a Representação, os Ministros Relatores deverão, em despacho singular, baixar os autos ao juiz "a quo" para que decida na forma da Lei. Com a palavra o Ministro Waldemar Tôrres da Costa, aditou à proposta inicial mais as seguintes: a) Nos processos de HC em que a informação da autoridade coatora consigne já haver sido o paciente pôsto em liberdade, estando pois prejudicado o pedido, o Relator despache nesse sentido; b) Nos Recursos, em que a parte recorrente desista do mesmo e não estando o processo em mesa, possa o Relator deferir homologando a desistência. Posta a matéria em discussão, foi, por unanimidade de votos, acolhida a proposta, e, por maioria, determinado que se obedecesse ao que prescreve o art 151 do R.I.. Votaram pela aprovação imediata, sendo consignada em Ata, os Ministros Mário Cavalcanti, Adalberto dos Santos, Amarílio Lopes Salgado, Jayme Esposel e Corrêa de Mello.

Relação dos Processos (Apelações) transitados em julgado nos meses abaixo, relacionados no mês de novembro de 1969, de acôrdo com o art 332 do CJM, em determinação ao art 25, letra "g", do R.I.

 

APELAÇÃO

          

      NOMES

Transitado of. do em  nº  julgado

Data

da remessa

do ofício

37 373

Raimundo Nonato Moreira e outro

17.X.70  505

3 mar 70

37 505

Marcelo Alves de Oliveira

17.XI.70  504

3  "

37 623

João Batista da Silva Filho

17.12.70  504

3  "

37 476

Raimundo Olavo Gama Nogueira

22.X.70  506

3 mar 70

37 537

Everardo Leôncio Nogueira

12.XI.70  503

3  "

37 501

Alcino Felismino da Silva

7.XI.70  503

3 "

37 314

Claudio Antonio W. Gutierrez e outro

20.X.70  502

3 "

37 418

Pedro Dimitrov e outros

20.X.70  501

3 "

37 413

João Soares da Silva Filho

17.IX.70  501

3 "

37 487

Manoel Geraldo Cação Pereira

22.10.70  500

3 "

37491

Joseilson D'Albuquerque Silveira e outro

22.10.70  499

3 "

37 470

Eliezer José Marques e outro

27.10.70  499

3 "

37 253

Rubens de Vasconcelos e outros

22.10.70  498

3 "

37 280

Jonas Guimarães de Faria

17.IX.70  497

3 "

34 519

José Alcântara Novais

27.10.70  376

3 "

37 462

Salvador Pinto F°

22.1.70  546

9 "

37 548

António Carlos de Carvalho

21.XI.70  545

9 "

37 494

Onivaldo Cúculo

15.10.70  542

9 "

37 520

Gilfredo Alves Bonfim

7.XI.70  541

9 "

37 516

Pedro de Souza Lima

17.XI.70  538

9 "

37 572

Joaquim Francisco de Oliveira

15.XII.70  538

9 "

37 479

Jorge Dias

22.10.70  544

9 "

37 427

Eudóxio Conceição dos Santos

22.10.70  542

9 "

37 521

Daniel Nery de Assunção

31.10.70  541

9 "

37 443

Marco Dario da Cunha

17.10.70  539

9 "

37 549

Jorge da Silva

12.XI.70  539

9 "

37 517

Paulo Meira de Araujo

22.10.70 538

9 "

37 492

José Augusto de Araújo

28.XI.70  559

10 "

37 504

Wellington da Silva Carrera

10.XI.70  557

10 "

37 458

Paulo Roberto Salgado Bicudo

10.10.70 556

10 "

37 478

Carlos Alberto Rodrigues

17.10.69  556

10 "

37 489

Luiz Hitoshi Matshita

17.10.69  560

10 "

37 475

José Lito Oliviera

10.10.69  558

10 "

37 485

Arlindo Custódio de Souza

24.10.69  560

10 "

37 583

José Eranildo de Alencar

21.11.69  560

10 "

37 455

João Tavares de Abreu

10.10.69  561

10 "

37 587

Alberto Barbosa de A. Júnior

9.12.69  561

10 "

37 586

Valdivino Mota Corrêa

15.12.69  612

18 "

37 530

Claudio David de Freitas

10.11.69  610

18 "

37 435

Ricardo Peixoto Braga

19.9.69  614

18 "

37 379

Celso Corrêa dos Santos

17.9.69  610

18 "

37 411

Antonio Sérgio Souza Lima e outros

20.10.69  612

18 "

37 459

Marcantônio Della Corte

27.10.69  613

18 "

37 299

Nery Machado Alexandre Fernandes e José Antonio de Queiroz

29.9.69  615

18 "

37 395

Atil Gomes Fontoura

24.10.69  607

18 "

37 471

Idê Kintschner

22.10.69  609

18 "

37 440

Wilson de Menezes Dias

1.10.69  611

18 "

37 338

Eduardo Rodrigues Moreira

20.8.69  611

18 "

37 438

Aloísio Piovezan

15.10.69  609

18 "

37 423

Vera Wrobel

15.10.69  685

24 "

37 331

Hancho French e outros

15.10.69  669

24 "

37 301

Francisco Vital da Silva e outros

12.9.69  671

24 "

37 383

Eunio Ney Teixeira e outros

12.9.69  669

24 "

37 311

Fidélis Cezário

19.9.69  674

24 "

37 509

José da Conceição

10.11.69  673

24 "

37 519

Leontino Roberto Batista Massot

21.11.69  688

24 "

37 319

Genessi Sá

3.10.69  706

25 "

37 355

Olga D'Arc Pimentel

15.10.69  640

20  "

37 092

José Vieira de Andrate Junior

17.12.69  670

20 "

37 422

Maurice Eric Goradesky e outros

5.11.69  666

24 "

37 346

Walter Batista de Andrade e outros

17.10.69  711

25 "

37 466

Devair Alexandre da Silva

27.11.69  711

24.3.70

37 460

Vanderlei Pessoa

10.11.69  707

25 " "

37 598

Natanael Domingos da Fonseca

15.11.69  670

24 " "

37 526

Geovani Vicente de Lima

21.11.69  668

24 " "

37 556

José Nilton Barbosa Belém

17.11.69  558

10 " "

37 610

Luiz Carlos Fernandes

17.12.69  710

25 " "

37 518

Ivan Lima Gonçalves Campos

31.10.69  688

24 " "

37 605

Zezito Ribeiro de Almeida

15.12.69  671

24 " "

37 629

Arthur Alberto Rigotti e outros

15.12.69  708

25 " "

37 621

Gilberto Lopes

17.12.69  688

24 " "

37 187

Edson de Castro Silva e outro

7.11.69  686

24 " "

37 456

João de Brito Vaz Coêlho e outros

3.11.69  867

14 4 "

37 565

Olavo Mendes de Paiva F° e outros

9.12.69  211

20.1 "

37 482

Rodrigo José de Farias Lima e outro

5.11.9   868

14.4 "

37 554

Jerônimo Rodrigues de Lima

3.12.69  982

15 4 "

37 419

Ivaldo Caetano Monteiro e outros

12.11.69 1015

17.4 "

37 547

Solange Silvany R Lima

21.11.69 1070

23.4 "

37 376

Washington José de Souza e outros

12.12.69 1070

23.4 "

37 382

Luiz Gonzaga de Sousa e José Fernandes Machado

28.11.69 1085

24.4 "

RECURSOS CRIMINAIS

4 419 -    Guanabara. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Recorrente: CARLOS FREDERICO FRASCARI MORENA. Recorrido:A decisão do CPJ da 3a.Aud/1a. RM que, em 13.XI.69, decretou a prisão preventiva do recorrente. - Por unanimidade, foi homologado o pedido de desistência, tendo em vista a revogação da Prisão Preventiva. (Reproduzido por ter saído com incorreções na Ata da 113a. Sessão, em 9 de janeiro de 1970)

4 426 -    São Paulo. Relator: Ministro Alcides Carneiro. Recorrente: MAURO ROSA MOSCA, por seu Advogado. Recorrido: A Decisão do CPJ da 2a.Aud/2a. RM que decretou a prisão preventiva do Recorrente, em 17.11.69. - Por unanimidade de votos, foi negado provimento ao Recurso, de acôrdo com o parecer da Procuradoria-Geral da J.M. (NÃO VOTOU O MINISTRO ERNANI SATYRO)-(Reproduzido por ter saído com incorreções na Ata da 114a. Sessão, em 12.1.70).

A Sessão foi encerrada às 16.30 horas, com os seguintes processos em mesa:

QUESTÃO ADMINISTRATIVA 112 (JM) e 113 (WT)

INQUÉRITO ADMINISTRATIVO 157 (WT)

RECURSO CRIMINAL 4 466 (WT)

REPRESENTAÇÃO 926 (MC)

APELAÇÕES:

37 770 (JM/MC)-1a./1a.  57

37 819 (JM/MC)-1a./1a.  50

37 735 (JM/MC)-Aud/4a. 90

37 624 (JM/AB)-Au3/8a. 86

37 904 (FC/AC)-And/7a.   2

37 872 (AB/NS)-1a./1a.     3

37 778 (WT/MC)-1a./Aer 40

37 921(CM/AC)

37 885 (WT/CM)-Aud/5a.499

37 911 (AS/AC)-2a/1a.         3