SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
ATA DA 42a. SESSÃO (EXTRAORDINÁRIA), EM 27 DE MAIO DE 1974 -SEGUNDA FEIRA-
PRESIDÊNCIA DO MINISTRO DOUTOR AMARÍLIO LOPES SALGADO, VICE PRESIDENTE.
PROCURADOR GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, JUNTO À JUSTIÇA MILITAR: DOUTOR RUY DE LIMA PESSOA.
SECRETÁRIO DO TRIBUNAL PLENO: DOUTOR CLÁUDIO ROSIÈRE.
Compareceram os Ministros Armando Perdigão, Waldemar de Figueiredo Costa, Sylvio Monteiro Moutinho, Waldemar Tôrres da Costa, Nelson Barbosa Sampaio, Augusto Fragoso, Carlos Alberto Huet de Oliveira Sampaio, Jacy Guimarães Pinheiro, Hélio Ramos de Azevedo Leite, Rodrigo Octávio Jordão Ramos e Honório Pinto Pereira de Magalhães Neto.
Ausentes os Ministros Alcides Vieira Carneiro e Syseno Sarmento, com causa justificada.
Às 14 horas, havendo número legal, foi aberta a Sessão.
Lida e sem debate, foi aprovada a Ata da Sessão anterior.
Apelação julgada em Sessão secreta, no dia 22.5.1974:
40.062 - Guanabara. Relator Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. Revisor Ministro Augusto Fragoso. APELANTES: A Procuradoria Militar da 1a.Auditoria de Marinha da 1a.CJM e ADALTO DOURADO CARVALHO, civil, condenado a seis meses de detenção, incurso no art 351 do CPM. APELADA: A Sentença do CPJ da 1a.Aud/Mar da 1a. CJM, de 26 de julho de 1973, que absolveu o civil JOSÉ BENEDITO DE FREITAS, do crime previsto nos arts. 12 e 28 do DL -nº 898/69. - POR MAIORIA DE VOTOS, o Tribunal negou provimento ao apelo do MP e confirmou a Sentença absolutória de JOSÉ BENEDITO DE FREITAS e deu provimento ao apelo da Defesa para, reformando a Sentença,absolver, por insuficiência de provas, ADALTO DOURADO CARVALHO. O MINISTRO RODRIGO OCTAVIO anulava o processo "ab initio" por inépcia da denúncia. OS MINISTROS HÉLIO LEITE, OLIVEIRA SAMPAIO e SYLVIO MOUTINHO negavam provimento ao apelo da Defesa e davam provimento ao apelo do MP para condenar JOSÉ BENEDITO DE FREITAS a 12 anos de reclusão, como incurso no art.- 28 do DL 898/69. (Usaram da palavra o Adv A.Sussekind Moraes Rego e o Dr. Procurador Geral junto à J.M.) - (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO AMARÍLIO SALGADO).
Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:
APELAÇÕES
40.184 - Pará. Relator Ministro Hélio Leite. Revisor Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. APELANTE: ADAUTO DANTAS GOMES SALDANHA, soldado, servindo no 5º Btl de Engenharia de Construção, condenado a 80 dias de impedimento incurso no art 183, § 2º, letra "b" do CPM. APELADA: A Sentença do CJ do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, de 7 de novembro de 1973.Adv Francisco C. de Vasconcelos. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal deu provimento parcial ao apelo da Defesa para condenar o apelante a 2 meses de impedimento, como incurso no art. 183, do CPM.
40.226 - Guanabara. Relator Ministro Hélio Leite. Revisor: Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. APELANTE: ANTONIO CARLOS TRINDADE, SD-FN-70.1234.6, servindo no Batalhão Riachuelo, condenado a 6 meses de prisão, como incurso no artigo 187, combinado com o artigo 59, tudo do CPM. APELADA: A Sentença do CPJ da 2a. Aud/Mar da 1a. CJM, de 11 de dezembro de 1973. Adv. A. Guarischi e Palma. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
40.191 - Guanabara. Relator Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. Revisor: Ministro Hélio Leite. APELANTE: LUCIO BESSA PEREIRA, soldado, servindo na Base Aérea de Santa Cruz, condenado, por desclassificação, a três meses de detenção, incurso no artigo 160 do CPM. APELADA:- A Sentença do CPJ da 1a. Aud/Aer da 1a. CJM, de 25 de outubro de 1973. Adv Fernando G. Balsells. - POR UNANIMIDADE o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
40.171 - Guanabara. Relator Ministro Sylvio Moutinho. Revisor: Ministro Nelson Sampaio. APELANTE: CELIO MARQUES DE OLIVEIRA, MN-SC-71.5348.3, servindo no navio "Belmonte", condenado a quatro meses de detenção, incurso - no art 187 combinado com o art 189, inc.I, parte final, tudo do CPM. APELADA: A Sentença do CPJ da 2a.-Aud/Mar da 1a. CJM, de 30 de outubro de 1973. Adv.Dr A. Guarischi e Palma. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO)
40.106 - Guanabara. Relator Ministro Hélio Leite. Revisor: Ministro Nelson Sampaio. APELANTE: IVO FERREIRA MARTINS soldado, servindo no 19º Regimento de Cavalaria, condenado a seis meses de detenção, incurso no art 187, combinado com o art 72, inc. III, letra "a", tudo do CPM. APELADA: A Sentença. do CJ do 19º R.C., de 31 de agosto de 1973. Adv.Dra. Ana Maria David. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada, convertendo a pena de detenção em prisão. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
40.209 - Guanabara. Relator Ministro Sylvio Moutinho. Revisor: Ministro Nelson Sampaio. APELANTE: ENEIAS ALVES DE ALMEIDA, MN-SC-70.3786.3, servindo no Comando da Força de Contratorpedeiros, condenado a seis meses de prisão, incurso no artigo 187 do CPM. APELADA: A Sentença do CPJ da 2a.Aud/Mar da 1a. CJM, de 27 de novembro de 1973. Adv.Dr.A.Guarischi e Palma. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
40.263 - Paraná. Relator Ministro Figueiredo Costa. Revisor:- Ministro Waldemar Tôrres da Costa. APELANTE: JOSÉ CARLOS OLIVEIRA, soldado, servindo no 5º Regimento de Carros de Combate, condenado a seis meses de prisão, incurso no art 187, combinado com o art 72, inc. I, tudo do CPM. APELADA: A Sentença do CJ do 5° Regimento de Carros de Combate, de 11 de fevereiro de 1974. Adv/.Dr. Aurelino Mader Gonçalves. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
40.253 - Guanabara. Relator Ministro Helio Leite. Revisor: Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. APELANTE: ODMAR FERREIRA, MN-SC-70.3868.3, servindo no Cruzador "Tamandare", condenado a três meses de prisão, incurso no artigo 187, combinado com o artigo 189, tudo do CPM. APELADA: A Sentença do CPJ da 2a. Aud/Mar da 1a. CJM, de 5 de fevereiro de 1974. Adv.Dr.A.Sussekind M. Rego. POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
REPRESENTAÇÃO
1.001 - São Paulo. Relator Ministro Oliveira Sampaio. WELLINGTON ROCHA CANTAL, Advogado, alegando encontrar-se preso incomunicável nas dependências do DOI, de São Paulo, por prazo superior ao previsto em lei, representa contra a citada autoridade, a fim de que cesse o constrangimento em que se encontra, e que lhe seja permitido avistar-se com seus familiares e advogados. Advogados Drs Iberê Bandeira de Mello e Julio Fernando Toledo Teixeira. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal considerou PREJUDICADO, por falta de objeto.(NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
RECURSO CRIMINAL
4.862 - São Paulo. Relator Ministro Waldemar Tôrres da Costa. RECORRENTE: HAMILTON PEREIRA DA SILVA. RECORRIDA:- A Decisão do CPJ da 2a. Auditoria da 2a. CJM, que indeferiu o pedido de revogação da prisão preventiva decretada contra o Recorrente. Adv.Dr.Mário P. Simas. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal considerou o Recurso prejudicado. (NÃO VOTOU O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
EMBARGOS
39.711 - Guanabara. Relator Ministro Nelson Sampaio. Revisor: Ministro Armando Perdigão. EMBARGANTE: JORGE ALBERTO GOMES DE BARROS, condenado a um ano de detenção, incurso no artigo 240, caput, do Código Penal Militar. EMBARGADO: O Acórdão do Superior Tribunal Militar, de 17 de maio de 1973. Adv. A. Guarischi e Palma.- POR MAIORIA DE VOTOS, o Tribunal acolheu os Embargos para reduzir a pena para 3 meses de detenção, mantido o sursis. O MINISTRO WALDEMAR TÔRRES DA COSTA reduzia para 4 meses. O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO recebia os embargos para absolver. OS MINISTROS ARMANDO PERDIGÃO, JACY GUIMARÃES PINHEIRO, AUGUSTO FRAGOSO e FIGUEIREDO COSTA rejeitavam os Embargos mantendo a condenação de 1 ano. (NÃO ASSISTIU AO RELATÓRIO O MINISTRO SYLVIO MOUTINHO).
REPRESENTAÇÃO
999 - São Paulo. Relator Ministro Nelson Sampaio. IVO SILVA XAVIER, DIRCEU BAZAGLIA, EUCLIDES BAZAGLIA, ELITA MARIA RODRIGUES e MARTA MARIA RODRIGUES DA COSTA, alegando estarem presos incomunicáveis por agentes policiais do DEOPS representam contra essas autoridades para que cesse a incomunicabilidade e possam os mesmos se entrevistarem com seus advogados. Advogados Drs José Carlos Dias e Maria Luiza Flores da Cunha Bierrenbach. - POR MAIORIA, o Tribunal decidiu pela volta dos autos à Auditoria, a fim de que o Dr. Auditor tome conhecimento e decida como de direito.- O MINISTRO JACY GUIMARÃES PINHEIRO não tomou conhecimento. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
PETIÇÃO NOS AUTOS DA APELAÇÃO
36.204 - Guanabara. Relator Ministro Waldemar Tôrres da Costa. Revisor Ministro Oliveira Sampaio. JOÃO BELLINE BURZA solicita extinção da punibilidade.-O TRIBUNAL,por unanimidade de votos, deferiu o pedido e, por maioria, considerou abolido o crime do art 7º,desclassificando o crime do art 9º da Lei 1.802 para o art 36 do DL 314 reajustando a pena a 18 meses de detenção e por maioria julgando extinta a punibilidade pela prescrição e estendendo essa decisão aos demais acusados na mesmo situação do peticionário. O MINISTRO NELSON SAMPAIO não reconheceu a prescrição de condenação por ser o requerente revel.(NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).
A Sessão foi encerrada às 18.40 horas, com os seguintes processos em mesa:
REPRESENTAÇÃO 994(FC/AS)
REPRESENTAÇÃO 1002(WT)-1a./2a.-Adv José C. Dias e outro
CONFLITO DE COMPETÊNCIA 221(AC)-2a./Mar proc 239/74
CONFLITO DE COMPETÊNCIA 223(AP)-Aud/5a. e 1a./2a.
CORREIÇÃO PARCIAL 1082(AS)-3a./1a-Adv. A. Sussekind e outro
CORREIÇÃO PARCIAL 1083(AS)-3a./1a-Adv George Tavares
DESAFORAMENTO 230(AP)-2a./Mar proc 642/69
RECURSO CRIMINAL 4.873(NS)-Aud/4a. proc 32/73
RECURSO CRIMINAL 4.877(WT)-2a./2a. proc 116/71
RECURSO CRIMINAL 4.876(AC)-Aud/9a. proc 1/74
RECURSO CRIMINAL 4. 879(AC)-1a./Aer proc 40/72-Adv Edgar Carvº
RECURSO CRIMINAL 4.875(AS)-1a./Mar-Adv Victor Falson
REVISÃO CRIMINAL 1.107(NS/SS)-Aud/5a. proc 103/72-Adv T. Soares
EMBARGOS 39.280(AS/OS)-1a./1a. proc 79/70-Adv A. Sussekind
EMBARGOS na CP 1.062(JP)-1a./3a. proc 10/71-Adv Ben Hur B.S.
EMBARGOS NA DECLARAÇÃO DE CORREIÇÃO PARCIAL 1.046 (WT)-Aud/4a.
Proc 16/72-Adv Dr Oldemar T. Soares.
APELAÇÕES
40.149(WT/FC)-1a./Mar proc 16/73-Adv Edgar P. de Carvalho
40.062(JP/AF)-1a./Mar proc 029/72-Adv A. Sussekind e outro
39.991(NS/SS)-3a./1a proc 43/72-Ad v Edgar P. Lima e outro.
APELAÇÕES:
39.807(NS/AP)-1a./1a. proc 42/72-Adv Manoel F. de Lima
39.806(JP/OS)-1a./1a. proc 32/72-Adv Manoel F. de Lima
39.826(JP/SS)-2a./1a. proc 12/70-Adv João Portela
39.769(AS/AP)-1a./3a. proc 20/71-Adv Luiz Dariano e outro
39.962(AC/AF)-1a./Mar. proc 176/71-Adv Edgar Carvalho e outro
39.986(AC/HL)-1a./Aer proc 39/72-Adv Fernando G. Balsells
38.539(WT/RO)-Aud/4a. proc 47/69-Adv Dalto V. Eiras
40.137(WT/OS))-Aud/8a. proc 328/71-Adv Francisco Vasconcelos
39.751(AS/OS)-Aud/8a. proc 93/71-Adv José C. T. Hardman
39.760(AS/SS)-Aud/10a proc 52/70-Adv Padua Barros
39.890(AS/AP)-1a./1a. proc 77/72-Adv Antonio Pereira
39.710(NS/HL)-2a./Mar proc 648/69-Adv A. Sussekind M. Rego
39.928(AC/SS)-2a./3a. proc 12/71-Adv Victor Falson
39.401(AC/OS)-2a./Mar proc 35/70-Adv A. Guarischi e Palma
40.039(AC/SM)-3a./1a proc 79/70-Adv M. R. Jones e outros
40.183(FC/AC)-3a./3a. proc 244/73-Adv Virgilio P. Neves
40.180(SM/AC)-3a./2a. proc 2/73-Adv Antonio S. P. Rosa
39.814(SS/JP)-2a./2a. proc 6/73-Adv Lourdes M. do Vale
39.829(SS/AC)-1a./2a. proc 124/73-Adv Juarez Alencar
39.837(WT/AS)-Aud/11a proc 77/72-Adv Sonia S. Correa
40.120(WT/SS)-Aud/11a proc 178/72-Adv J J Safe Carneiro
40.216(FC/AS)-3a./1a proc 2/73-Adv Mario S. de Mendonça
39.961(NS/HL)-3a./1a proc 2579/73-Adv Virgilio P. Neves
40.152(HL/AS)-1a./Mar proc 49/73-Adv Edgar P. de Carvalho
40.108(WT/FC)-1a./3a. proc 8/72-Adv Luiz Dariano
40.196(WT/SM)-1a./Mar proc 27/73-Adv Antonio Fernandes
40.045(AS/FC)-Aud/8a. proc 494/73-Adv Francisco Vasconcelos
40.098(WT/FC)-1a./2a. proc 857/73-Adv Juarez A. e outros
39.958(WT/AP)-3a./Mar proc 91/70-Adv A. Modesto e outros
39.992(AS/OS)-1a./1a. proc 104/72-Adv Manoel de Lima
40.046(JP/SS)-Aud/11a proc 198/73-Adv Carlos Danilo
40.143(FC/AS)-1a./3a. proc 3/73-Adv Luiz Dariano
40.068(NS/AP)-3a./3a. proc 2589/73-Adv José C. Barreto
40.147(AS/OS)-1a./Aer proc 16/73-Adv Fernando Balsells
40.165(AF/AS)-1a./Mar proc 47/73-Adv Edgar Carvalho
40.198(AF/NS)-2a./2a. proc 2/74-Adv Paulo Ruy de Godoy
40.197(AF/JP)-3a./3a. proc 1/74-Adv Antonio Rosa
40.223(AF/WT)-2a./Mar proc 129/73 -Adv A. Guarischi e Palma
40.227(AP/AS)-1a./1a. proc D/02/74-Adv Arnaldo F. Lima
40.215(WT/OS)-3a./1a proc 35/73-Adv Ana Maria David
40.192(NS/RO)-1a./1a. proc 44/73-Adv Arnaldo Lima
39.932(JP/OS)-2a./Mar proc 677/69-Adv A. Modesto e outros
39.696(AS/FC)-1a./Aer proc 14/73-Adv A. Modesto da Silveira
39.849(SS/AS)-2a./2a. proc 11/73-Adv Lourdes M. do Valle
40.057(WT/SM)-1a./Mar proc 125/71-Adv Antonio A. Fernandes
39.788(NS/AF)-1a./3a. proc 10/72-Adv Werner Becker
39.839(SS/AC)-Aud/11a proc 90/73-Adv Sylvio Guimarães
39.865(SS/JP)-1a./Mar proc 98/72-Adv Edgar P. de Carvalho
39.874(SS/AS)-2a./Mar proc 566/67-Adv Antonio A.Fernandes
40.112(NS/SS)-2a./1a. proc 94/72-Adv Eliezer de Oliveira
39.947(NS/AF)-1a./2a. proc 829/73-Adv Diwaldo S. e outro
40.079(AC/SM)-Aud/8a. proc 464/72-Adv Francisco C. e outro
40.083(AC/FC)-Aud/11a proc 103/71-Adv J J Safe Carneiro
40.138(AC/FC)-Aud/4a. proc 22/73-Adv Dalto V. Eiras
40.201(HL/AC)-1a./Mar proc 08/D/72-Adv Edgar Carvalho
39.830(NS/AF)-1a./1a. proc 17/72-Adv Fernando Balsells
APELAÇÕES:
40.118(NS/FC)-1a./2a. proc 885/73-Adv Gaspar Serpa
40.248(WT/HL)-1a./Mar proc 50/72-Adv Edgar de Carvalho
40.190(WT/SM)-Aud/4a. proc 8/72-Adv José Moreira e outros
40.132(WT/HL)-1a./Mar proc 51/72-Adv Edgar de Carvalho
40.127(NS/AP)-2a./2a. proc 19/73-Adv Airton E. Soares
40.264(SM/AC)-1a./Mar proc 61/73-Adv Lourdes M. do Vale
40.170(WT/AF)-1a./Aer proc 56/71-Adv A. Sussekind e outros
40.167(NS/FC)-2a./Mar proc 32/72-Adv A. Guarischi e Palma
40.238(SM/WT)-3a./3a. proc 246/74-Adv Virginio P. Neves