SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 16ª SESSÃO, EM 26 DE ABRIL DE 1967

PRESIDÊNCIA DO EXMO SR MINISTRO GEN EX OLYMPIO MOURÃO FILHO

PROCURADOR-GERAL DA JUSTIÇA MILITAR: O EXMO SR DR ERALDO GUEIROS LEITE.

SECRETÁRIO: CLÁUDIO ROSIÈRE, VICE-DIRETOR-GERAL.

Compareceram os Exmos Srs Ministros Dr Octávio Murgel de Rezende, Dr João Romeiro Neto, Dr Orlando Moutinho Ribeiro da Costa, General-de-Exército Pery Constant Bevilaqua, Tenente Brigadeiro Armando Perdigão, Almirante-de-Esquadra Waldemar de Figueiredo Costa, Tenente-Brigadeiro Francisco de Assis Corrêa de Mello, Almirante-de-Esquadra José Santos de Saldanha da Gama, General-de-Exército Octacílio Terra Ururahy, Dr Alcides Vieira Carneiro, General-de-Exército Ernesto Geisel, Almirante-de-Esquadra Sylvio Monteiro Moutinho e o Exmo Sr Ministro convocado, Dr Waldemar Tôrres da Costa.

Deixou de comparecer à Sessão, o Exmo Sr Ministro Tenente Brigadeiro Gabriel Grün Moss, com causa justificada.

Às treze horas, havendo número legal, foi aberta a Sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a ata da Sessão anterior.

Apelações julgadas na sessão secreta do dia 24-4-67:

35 854 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Romeiro Neto. Revisor: O Exmo Sr Ministro Ten. Brig. Armando Perdigão. Apelante: A Promotoria da 1a Aud/Aer. Apelada: A Sentença do CPJ da 1ª Aud/Aer., que absolveu os civis Rubens Gomes do Amaral, Newton Fernandes de Albuquerque e Waldemar João da Silva, do crime previsto no art. 10 da Lei 1802, de 5 de janeiro de 1953. - Unânimemente negado provimento a apelação da Promotoria. (N/ TOMOU PARTE NO JULGTº O EXMO MIN DR MURGEL DE REZENDE, POR N/TER ASSIST REL.

35 791 - Pernambuco - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Waldemar Tôrres da Costa. Revisor: O Exmo Sr Ministro Alm Esq Figueiredo Costa. Apelante: O Promotor Público do Juízo de Direito da Comarca de Palmares, no Estado de Pernambuco. Apelada: A Sentença do Juiz de Direito da Comarca de Palmares, Estado de Pernambuco, que absolveu o civil José Miguel Belarmino, do crime previsto no art 6º, letra "C" da Lei 1 802/53 e os arts 329, 330 e 331 do CP e ainda art 19 da Lei das Contravenções Penais. - Unânimemente negado provimento à apelação do M.P.- (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O EXMO SR MIN ALM ESQ SALDANHA DA GAMA., POR NÃO TER ASSISTIDO AO RELATÓRIO) - (PRESIDÊNCIA DO EXMO SR MIN DR MURGEL DE REZENDE).

Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

HABEAS-CORPUS

28 809 - Pernambuco - Relator: O Exmo Sr Ministro Tenente-Brigadeiro Corrêa de Mello. Pacientes: Ruy Frazão Soares, Drumond Xavier Cavalcanti Lima, Amaro José Pereira da Silva, Manuel Lisboa Moura e Alexandre Magalhães da Silveira. Impetrante: Mércia de Albuquerque Ferreira, adv. Unânimemente negada a Ordem. (Usou da palavra o Exmo Sr Dr P.G.J.M.).

PETIÇÃO

211 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Romeiro Neto. Antonio Schultz, 2º Tenente do Exército, tendo sido declarado isento de pena, com fundamento no art 35 do CPM e aplicado-lhe, pelo prazo de 2 anos, a medida de segurança estabelecida no artigo 97, § 1º, inciso III do citado Código,tudo por Sentença do CEJ da 1ª Aud/3ª RM, de 2-7-1965, requer a revogação da medida imposta.- Unânimemente-indeferida a Petição. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O EXMO SR MIN DR MURGEL DE REZENDE POR NÃO TER ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

INQUÉRITO

140 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Murgel de Rezende, - I.P.M. mandado instaurar no 8º RI,para o fim de apurar irregularidades administrativas anteriores ao ano de 1965, em que figuram como indiciados o Sargento Engo Nauderer e outros. Unânimemente decidido o arquivamento na parte referente aos Generais da Reserva, determinando a remessa à Auditoria para os devidos fins.

APELAÇÃO

35 946 - Mato Grosso - Relator: O Exmo Sr Ministro DrRomeiro Neto. Revisor: O Exmo Sr Ministro Alm Esq Saldanha da Gama. Apelantes: Euro Corrêa da Silva , Luiz de Araújo e Raul Pires Barbosa. Apelada:- A Sentença do CPJ da Aud/9ª RM.-Unânimemente negado provimento às apelações. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O EXMO SR MIN DR MURGEL DE REZENDE, POR NÃO TER ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

REVISÕES CRIMINAIS

1 051 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Romeiro Neto. Revisor: O Exmo Sr Ministro Alm Esq Saldanha da Gama. Requerente: Amaro Catharino, 2º Sgt do Exército, condenado a 1 (um) ano de prisão, incurso no art 197 do CPM, por Acórdão do STM, de 29 de abril de 1966.-Unânimemente não tomaram conhecimento na conformidade dos têrmos da Lei. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O EXMO SR MIN DR MURGEL DE REZENDE, POR NÃO TER ASSISTIDO AO RELATÓRIO).-

1 059 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Romeiro Neto. Revisor: O Exmo Sr Ministro Gen ExTerra Ururahy. Requerente: Geraldo Jorge Ferreira, 1º Tenente da Marinha, condenado a 10 meses de prisão, incurso no art 229 § 2º do CPM, por acórdão do STM, de 30-3-1964.- Unânimemente deram provimento ao pedido de Revisão para absolver o acusado.(NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O EXMO SR MIN DR MURGEL DE REZENDE, POR NÃO TER ASSISTIDO AO RELATÓRIO).-

APELAÇÃO

35 920 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro DrRibeiro da Costa. Revisor: O Exmo Sr Ministro Alm Esq. Figueiredo Costa. Apelante: A Promotoria da 2ª Aud/Aer.. Apelada: A Sentença do CPJ da 2ª Aud/Aer que absolveu o civil Mario Esteves do crime previsto no art 13 da Lei 1802/53, ex-vi do disposto no art 3º do Dec.Lei nº2/1966.(JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

REPRESENTAÇÃO

788 - São Paulo - Relator: O Exmo Sr Ministro Alm Esq Figueiredo Costa.- O Dr. Promotor da 2ª Aud/2ª RM, com fundamento no art 105, item II do CPM, requer seja decretada a extinção da punibilidade, pela prescrição, nos autos do processo a que respondeu o civil José Bandeira da Silva Santos, condenado a 2 meses de detenção, incurso no art 227 do CPM, por sentença do CPJ da 2ª Aud/2ª RM, de 17-7-964. Unânimemente indeferida a Representação, por não haver ocorrido, no caso, a prescrição invocada. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS EXMOS SRS MIN DR MURGEL DE REZENDE, DR WALDEMAR TÔRRES DA COSTA E ALM ESQ SALDANHA DA GAMA, POR NÃO TEREM ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

APELAÇÕES

35 881 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro DrAlcides Carneiro. Revisor: O Exmo Sr Ministro Ten Brig Armando Perdigão. Apelante: Alvanir Wilson dos Santos. Apelada: A Sentença do CPJ da 2ª Aud/Mar. -- Unânimemente negado provimento à apelação da defesa. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS EXMOS SRS MINS DRS MURGEL DE REZENDE E WALDEMAR TÔRRES DA COSTA POR NÃO TEREM ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

35 819 - Rio Grande do Sul - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Ribeiro da Costa. Revisor: O Exmo Sr Ministro Ten Brig Corrêa de Mello. Apelantes: A Promotoria da 3ªAud/3ªRM., e Nadir Martins dos Santos. Apelada: A Sentença do CPJ da 3ª Aud/3ª RM que condenou o apelante e absolveu o civil Luiz Rodolfo Kaczynski, do crime previsto nos arts 10, 11 e 14 da Lei nº 1802/53 comb com o art 66, § 1º do CPM. (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

35 940 - São Paulo - Relator: O Exmo Sr Ministro Gen Ex Pery Bevilaqua. Revisor: O Exmo Sr Ministro Dr Ribeiro da Costa. Apelante: Gilberto Matias dos Santos. Apelada: A Sentença do CJ do Parque Regional de Motomecanização da 2ª RM. - Unânimemente deram provimento em parte para reduzir a pena; por maioria foi a mesma fixada em 7 meses; os Exmos Srs. Ministros Dr Alcides Carneiro, Ten Brig Corrêa de Mello, Dr Romeiro Neto e Ten Brig Armando Perdigão fixavam-na em 6 meses. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS EXMOS SRS MINS DR WALDEMAR TÔRRES DA COSTA, ALM ESQ SALDANHA DA GAMA E DR MURGEL DE REZENDE POR NÃO TEREM ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

35 988 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Ten. Brig Corrêa de Mello. Revisor: O Exmo Sr Ministro Dr. Alcides Carneiro. Apelante: Aurino de Almeida Passos. Apelada: A Sentença do CJ do 1º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos. - Contra o voto do Exmo Sr Ministro Alm Esq Sylvio Moutinho que confirmava a sentença, foi dado provimento em parte para reduzir para 7 meses. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS EXMOS SRS MINS DR WALDEMAR TÔRRES DA COSTA, DR MURGEL DE REZENDE, ALM ESQ SALDANHA DA GAMA e ALM ESQ FIGUEIREDO COSTA, POR NÃO TEREM ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

35 886 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Ten. Brig Corrêa de Mello. Revisor: O Exmo Sr Ministro Dr Alcides Carneiro. Apelante: Jorge Santos da Paz.- Apelada: A Sentença do CPJ da 2ª Aud/Aer.- Unânimemente negado provimento à apelação. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS EXMOS SRS MINS DR WALDEMAR TÔRRES DA COSTA, ALM ESQ SALDANHA DA GAMA, ALM ESQ FIGUEIREDO COSTA E DR MURGEL DE REZENDE, POR NÃO TEREM ASSISTIDO AO RELATÓRIO).

35 891 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Ribeiro da Costa. Revisor: O Exmo Sr Ministro Gen Ex. Pery Bevilaqua. Apelante: A Promotoria da 1ª Aud/Mar. Apelada: A Sentença do CPJ que absolveu Jorge Bernardo Miernik. (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

35 949 - Pernambuco. Relator: O Exmo Sr Ministro Gen Ex Pery Bevilaqua. Revisor: O Exmo Sr Ministro Dr Ribeiro da Costa. Apelante: Nicodemos Laudemiro Dantas. Apelada: A Sentença do CJ do 1º Btl Eng Const. Unânimemente negado provimento à apelação. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS EXMOS SRS MINS DR WALDEMAR TÔRRES DA COSTA, ALM ESQ SALDANHA DA GAMA, E DR MURGEL DE REZENDE POR NÃO TEREM ASSISTIDO AO RELATÒRIO).

35 862 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Ribeiro da Costa. Revisor: O Exmo Sr Ministro Ten Brig Armando Perdigão. Apelante: A Promotoria da 1ª Aud Aer. Apelada: A Sentença do CPJ da 1ª Aud/ Aer que absolveu o civil Antonio Diniz Evangelho. (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

QUESTÃO ADMINISTRATIVA

74 - Guanabara - Relator: O Exmo Sr Ministro Dr Romeiro Neto. - Restabelecimento aos funcionários da Secretaria do Tribunal e dos Cartórios das Auditorias, das vantagens de que trata o Ato nº 449, de 7-8-63. - Por unanimidade, o Tribunal aprovou o restabelecimento das vantagens de que trata o Ato nº 499, de 7-8-63, para que produza todos os seus efeitos. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O EXMO SR MINISTRO DR MURGEL DE REZENDE)- O Exmo Sr Ministro Dr Ribeiro da Costa, declarou-se impedido.

A seguir, o Tribunal, apreciando expediente apresentado pelo Exmo Sr Ministro-Presidente, resolveu nomear o Escrevente-Juramentado símbolo PJ-6, de 2a entrância, Milton Gomes Guimarães, ao cargo de Escrivão, Símbolo PJ-3, de 2a entrância, nos têrmos do artigo 16 da Lei n. 4.083, de 24 de junho de 1962, em vaga decorrente da aposentadoria de Floriano Pereira Franco.

Leitura de expediente:

Em seguida, para conhecimento do Plenário, foi lido o seguinte expediente do Exmo Sr Ministro-Presidente:

Ato nº 1569, de 17/4 - promovendo ao símbolo PJ-8 a Auxiliar-Judiciária Maria Catarina Sales de Carvalho;

Ato nº 1576, de18/4 - promovendo ao símbolo PJ-4 o Oficial Judiciário José Luiz de Almeida, aposentando-o com os proventos correspondentes ao Símbolo PJ-3;

Ato nº 1577, de18/4 - nomeando Maria Therezinha Almeida de Pontes, para exercer o cargo de Oficial-Judiciária, Símbolo PJ-6, tendo em vista classificação obtida em concurso público;

Ato nº 1578, de l8/4 - nomeando Edith Figueiredo Salazar para exercer o cargo de Auxiliar-Judiciário Símbolo PJ-9, tendo em vista classificação em concurso público;

Ato nº 1579, de 18/4 - nomeando Armando Sobral, para exercer o cargo de Auxiliar-Judiciário, Símbolo PJ-9, tendo em vista classificação em concurso público;

Ato nº 1580, de 18/4 - nomeando Suely Matos de Alencar, para exercer o cargo de Auxiliar-Judiciário, símbolo PJ-9, tendo em vista classificação em concurso público;

Ato nº 1581, de 18/4 - nomeando Déa Silva Beck, para exercer o cargo de Auxiliar-Judiciário, símbolo PJ-9, tendo em vista classificação em concurso público;

Ato nº 1582, de 18/4 - nomeando Maud Fontoura, para exercer o cargo de Auxiliar-Judiciário, símbolo PJ-9, tendo em vista classificação em concurso público;

Ato nº 1587, de 26/4 - readmitindo no cargo de Tesoureiro, Símbolo PJ-4 Celso Ferreira da Silva;

Ato nº 1588, de 26/4 - nomeando Cyro Nunes Pizza, para exercer o cargo de Auxiliar-Judiciário, símbolo PJ-9, tendo em vista classificação em concurso público;

Em seguida foi dado conhecimento ao Plenário do teor do ofício nº 465 de l4-4-1967 em que o Exmo Sr Auditor da Auditoria da 5ª R.M. comunica haver solicitado ao PGJM, a abertura de um inquérito.

Finalmente, o Tribunal aprovou proposta do Exmo Sr Ministro Presidente, designando Murilo Antonio Nogueira Lima, nos têrmos do § 1º do Decreto-lei n. 3.581, de 3 de setembro de 1941, alterado pelo Decreto-lei nº 4.470, de 14 de julho de 1942, para servir como 2° Substituto do cargo de Oficial de Justiça de 2ª Entrância, da 3ª Auditoria da 1ª Região Militar, nos impedimentos legais, em vaga decorrente da dispensa de Lourival Pereira.

A Sessão foi encerrada às 18.00 horas, com os seguintes processos em mesa:

REPRESENTAÇÕES

772 (TU) - 790 (PB) - 3ª/3ª 330

EMBARGOS

35 212 (WT/AP) -Julgamento adiado a pedido da defesa.

APELAÇÕES:

35 835 (AC/GM) -Aud/9ª

178/66

35 843 (WT/GM) -Aud/5ª

247/64

35 887 (GM/RC) -3ª/3ª

78/66

35 805 (RC/SG) -1ªAud/Aer

8381/65

35 894 (WT/TU) 1ª/Mar

8600/66

35 824 (WT/SG)-2a/2a

358/65

35 826 (RC/GM) -Aud/4ª

43/66

35 923 (SG/WT) -2a/1a

900/66

35 832 (SG/WT) -Aud/10ª

17/66

35 902 (SG/RC) 1ª/2ª

1/67

35 964 (WT/TU) -2a/1a

7518/65

35 957 (RC/SG) -3ª/1ª

1748/66

35 939 (AC/SG) -Aud/4ª

114/66

35 816 (AC/SG) -1ª/Mar

8527/66

35 987 (SG/WT) -2a/1a

913/67

35 977 (SG/WT) -Aud/4ª

7/67

35 895 (TU/WT)-2ª/1a

2/67

35 962 (TU/WT) - 2a/Mar

492/66

35 952 (WT/GM) -3ª/1a

1752/66

35 917 (WT/AP) - 2ª/3a

9/66

35 967 (RN/GM) -Aud/7a

30/66

35 971 (CM/RC) -Aud/5a

105/67

INQUÉRITO: 132 (WT)

RELATÓRIO: 22 (SG)

CORREIÇÕES PARCIAIS: 877 (CM) -882 (PB) - 883 (RC)

REVISÕES CRIMINAIS: 1052 (AC/TU)-1053 (WT/SG)-1056 (AC/FC )

1055 (RN/GM)-

RECURSOS CRIMINAIS: 4255 (AC)-2ª/2ª 254

4262 (RN) - Aud/5ª RM

DESAFORAMENTO: 163 (PB) - 3ª/3ª

HABEAS-CORPUS

28 808 (GM) - 28 816 (PB) - 28 831 (PB)