SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 106a. SESSÃO, EM 16 DE DEZEMBRO DE 1968

PRESIDÊNCIA DO MINISTRO GEN EX OLYMPIO MOURÃO FILHO

PROCURADOR-GERAL DA JUSTIÇA MILITAR: DR NELSON BARBOSA SAMPAIO

SECRETÁRIO: DR CLÁUDIO ROSIÈRE, VICE-DIRETOR-GERAL

Compareceram os Ministros Pery Constant Bevilaqua, Armando Perdigão, Waldemar de Figueiredo Costa, Gabriel Grun Moss, Francisco de Assis Corrêa da Mello, Octacílio Terra Ururahy, Alcides Vieira Carneiro, Ernesto Geisel, Sylvio Monteiro Moutinho Eraldo Gueiros Leite, João Mendes da Costa Filho, Mário Cavalcanti de Albuquerque, e os Ministros convocados Waldemar Tôrres da Costa e G.A. de Lima Tôrres.

Licenciado o Ministro João Romeiro neto.

Às treze horas, havendo número legal, foi aberta, a sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a ata da sessão anterior.

Apelações julgadas em sessão secreta no dia 12 do corrente:

36 984 - Guanabara. Relator: Ministro Ernesto Geisel. Revisor Ministro Lima Tôrres. Apelante: A Procuradoria Militar da 1a. Aud/Aer.-Apelada: A Sentença do CPJ da 1a Aud/Aer. que absolveu Germino Luiz de Oliveira, lº Sargento, servindo no Núcleo de Parque de Aeronáutica de Lagoa Santa, MG, do crime previsto no art 163 do CPM, de 21 de outubro de 1968.-Unânimemente dado provimento à apelação da Procuradoria Militar para reformar a sentença e condenar a 6 meses. (NÃO VOTOU O MINISTRO GUEIROS LEITE)-(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

36 814 - Pará. Relator: Ministro Gueiros Leite. Revisor:Ministro Pery Bevilaqua. Apelante: A Procuradoria Militar da Aud/8a. RM. Apelada: A Sentença do CPJ da Aud 8a. RM, de 18.6.68, que absolveu os civis Humberto de Lucena Lopes, do crime previsto nos arts 2º n. IV 9º, 11, letra "a", § 3º, 12 e 17 da Lei 1802/53; Antonio Maria Barbosa da Fonseca, do crime previsto nos arts 9º, 11, letra. A2A, § 3º, 13 e 17, da Lei 1802 / 53; Emanuel Arquelau Alcântara, José Maria de Carvalho Fº, Luiz dos Reis Gonçalves, Edgard Furtado, Waldomiro Vitalino Moura, Amaro Alves de Mello, Mário Sá Vieitas e José Gomes da Costa, do crime previsto no art 10 da Lei 1802/53 e João Florêncio Nascimento Lameira, do crime previsto no art 10, comb com o art 34, letra "a", da Lei 1802/53. - Por maioria, foi dado provimento em parte à apelação da Procuradoria Militar para reformar a. sentença absolutória em relação a Humberto de Lucena Lopes e condená-lo a 6 meses. Os Ministros Pery Bevilaqua, João Mendes, Figueiredo Costa e Lima Tôrres, confirmavam a setença absolutória, integralmente.

Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

APELAÇÃO

36 906 - Paraná. Relator: Ministro Gueiros Leite. Revisor:Ministro Terra Ururahy. Apelante: A Procuradoria Militar da Aud/5a. RM.-Apelada: A Sentença do CPJ da Aud /5a. RM que, em 9 de agôsto de 1968, absolveu os civis Edmundo Bonesso, Alcides Bonesso e Alexis Bonesso, do crime previsto nos arts 2º, incivo IV, 9º e 12, da Lei 1802/53.-(JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

36 954 - Guanabara. Relator: Ministro Terra Ururahy. Revisor: Ministro Waldemar Tôrres. Apel.Nelson Alvarás Pelegrine.Ap.A Sentença do CPJ da 2a.Aud/Mar., de 28. 8 68.-Unânimemente negado provimento à apelação.(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

36 747 - Rio Grande do Sul. Relator: Ministro Waldemar Tôrres Revisor: Ministro Sylvio Moutinho. Apelante:Roque Pereira.Apelada: A Sentença do CPJ da 1a.Aud/3a. RM, em 29.4.68.- Unânimemente negado provimento à apelação para ser confirmada a sentença apelada, negando tambem a medida de segurança por ser o réu responsável. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

36 895 - Paraná. Relator: Ministro Sylvio Moutinho. Revisor: Ministro Waldemar Tôrres.

Apelante: Pedro José Comarella. Apelada: A Sentença do CJ do 13º BI, em 5 de agôsto de 1968.-Unânimemente dado provimento em parte para reduzir a pena para 6 meses. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

36 983 - Guanabara. Relator: Ministro Sylvio Moutinho. Revisor: Ministro Gueiros Leite. Apelante: Severino Rosendo de Lima. Apelada: A Sentença do CPJ do 1a.Aud/ Mar., em 14 de outubro de 1968.-Unânimemente confirmada a sentença.(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA) .

QUESTÃO- ADMINISTRATIVA

97 - Guanabara. Relator: Ministro Waldemar Tôrres. Pedido de relevação de pena imposta pelo Ato nº 1698, de1967 ao Escrevente-Juramentado, símbolo PJ-6, Efigênio Nogueira Pinto, da 2a.Aud/Mar.- Unânimemente deferido o pedido. Tomou parte na votação o Ministro Pery Bevilaqua. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

APELAÇÕES

36 948 - Guanabara. Relator: Ministro Figueiredo Costa. Revisor: Ministro Lima Tôrres. Apelante: A Procuradoria Militar da 2a.Aud/1a. RM.- Apelada: A Sentença do CJ do 1º/2º RI que, em 20de agôsto de 1968, absolveu o soldado Delison dos Santos, servindo no referido Regimento, do crime previsto no art 163 do CPM. (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

36 975 - São Paulo. Relator: Ministro Corrêa de Mello. Revisor: MinistroLima Tôrres. Apelante: Benedito de Oliveira Silva. Apelada: A Sentença do CJ do 4º RI, de 16 de julho de 1968.-Unânimemente dado provimento à Apelação para reduzir a pena que, por maioria foi fixada em 7 meses. O Ministro Sylvio Moutinho fixava em 10 meses.(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA)

36 972 - São Paulo. Relator: Ministro Mário Cavalcanti. Revisor: Ministro Lima Tôrres. Apelante: Cláudio André Sanches. Apelada: A Sentença do CJ do 2º GC 90 Antiaéreo, de 20.9. 68.-Unânimemente dado provimento para reformar a sentença e absolver.(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

36 930 - Paraná. Relator: Ministro Lima Tôrres. Revisor: Ministro Terra Ururahy. Apelantes: Altair Elias do Nascimento e João de Souza Gonçalves. Apelada: A Sentença do CPJ da Aud/5a. RM, de 5.9.68. - Unânimemente negado provimento à apelação. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

CORREIÇÃO PARCIAL

912 - Minas Gerais.Relator: Ministro João Mendes. - João Batista Rosa e Cid Pereira, por seu advogado, não se conformando com a decisão do Conselho Permanente de Justiça da Aud/4a. RM, relativa a audiência de testemunhas, por êles arroladas, com fundamento no art 367 do CJM, requerem Correição Parcial nos autos do processo nº 82/67, alegando cerceamento de defesa.-Unânimemente indeferida a CP. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO PERY BEVILAQUA).

APELAÇÃO

36 617 - Guanabara. Relator: Ministro Gueiros Leite. Revisor: Ministro Ernesto Geisel. Apelante: Roberto de Azevedo Carvalho, Capitão-Tenente. Apelada: A Sentença do CEJ da 2a.Aud/Mar., de 19.1.68.-Unânimemente negado provimento à apelação.

36 888 - Guanabara. Relator: Ministro Lima Tôrres. Revisor:-Ministro Pery Bevilaqua. Apelante: José Zeferino da Silva. Apelada: A Sentença do CPJ da 2a.Aud/Aer.,de 29.7.68.-Unânimemente dado provimento em parte para reformar a sentença e reduzir para 12 anos, baixando os autos à Auditoria para extrair peças e remeter à JC para apreciar o crime de lesões produzidas no menor. (NÃO VOTOU O MIN ERNESTO GEISEL).

36 953 - Pernambuco. Relator: Ministro Lima Tôrres. Revisor:-Ministro Armando Perdigão. Apelante: Manoel da Silva Soares. Apelada: A Sentença do CPJ da Aud/7a. RM de 23.9.68.-Unânimemente negado provimento à apelação. (NÃO VOTOU O MINISTRO ERNESTO GEISEL).

EMBARGOS

36 544 - Guanabara. Relator: Ministro Waldemar Tôrres. Revisor: Ministro Corrêa de Mello. Embargante: Edward Roberto Santiago. Embargado: O Acórdão do STM de 234.5.68.-Unânimemente desprezados os Embargos. (NÃO VOTARAM OS MINISTROS ERNESTO GEISEL E SYLVIO MOUTINHO) .

Ao término da Sessão, o Ministro Pery Bevilaqua pediu a palavra, pela ordem, para saudar os Ministros representantes da Marinha,pela passagem, dia 13, do "Dia do Marinheiro". Em breves palavras lembrou que foi escolhido o dia 13 de dezembro para comemorar o Dia do Marinheiro, porque era o aniversário de Tamandaré. Concluindo, acrescentou: "Nós nos orgulhamos da nossa Marinha de Guerra pelas suas tradições e gratidão aos seus antepassados". O Dr Procurador-Geral da Justiça Militar, em seu nome e no do Ministério Público, associou-se à homenagem que o Tribunal acabava de prestar à Marinha, pela passagem do "Dia do Marinheiro". O Ministro Almirante Figueiredo Costa, com a palavra, assim se expressou: "Sr Presidente,Srs Ministros: É com emoção que em nome de todos nós, marinheiros, sentimo-nos envaidecidos com essa homenagem que o Tribunal acaba de prestar à Marinha de Guerra, pelo transcurso, no dia 13, do "Dia do Marinheiro".

Em audiência pública realizada no dia 12 do corrente, foram distribuídos por sorteio, os seguintes processos:

HABEAS-CORPUS   29 879-MG-

Paciente: Moacir Vasconcelos. Rel. Min Mário Cavalcanti.

HABEAS-CORPUS 29 880-GB-

Paciente: Sillas Feitosa de Freitas. Rel.Min. Grun Moss

HABEAS-CORPUS 29 881-SP-

Paciente: Cláudio Fernando Pereira Lopes. Rel.Min. João Mendes.

HABEAS-CORPUS 29 882-PR-

Paciente: Pedro de Oliveira Prado. (Pedro Michelon)Rel.Min. A. Carneiro.

HABEAS-CORPUS 29 883-GB-

Paciente: Jo-ao Firmino. Rel. Min. A. Perdigão.

APELAÇÃO       37 002-FR-

Apelante: Paulino Vieira. Rel.Min. Lima Tôrres.

APELAÇÃO      37 005-PA-

Apelante: Francisco Roosevelt Lopes.Rel.Min. Waldemar Tôrres.

APELAÇÃO      37 006-PA-

Apelantes: José Aparício e Euzébio e outros. Rel. Min. Lima Tôrres

APELAÇÃO      37 007-SP-

Apelante: Benedito de Oliveira Silva. - Rel. Min. Gueiros Leite

APELAÇÃO      37 008-GB-

Apelada:A Sentença que absolveu José Mário de Andrade, Cap. e Hamlet Brito Batista. Rel. Min. João Mendes.

APELAÇÃO      37 010-MT-

Apelante: Sebastião Rafael. Rel .Min. W. Tôrres.

APELAÇÃO      37 011-MG-

Apelante: Josias Moreira. Rel.Min. Alcides Carneiro.

APELAÇÃO      37 012-GB-

Apelante: Joel Pereira da Silva. Rel.Min João Mendes.

C.JUSTIFICAÇÃO    9-RS-

Josué Gomes, Major (IE) .Rel.Min. João Mendes.

Foi redistribuído, por sorteio, o seguinte processo:

HABEAS-CORPUS 29 826-GB-Paciente: Antonio Cláudio Gomes de Souza. Rel.Min. E Geisel.

Relação dos processos (Apelações) transitados em julgado nos meses abaixo e relacionados no mês de novembro de 1968, de acôrdo com o art. 332do CJM, em determinação ao art 25, letra "G" do R.I.

 

Apelação

nº

 

NOMES

Transitado em Julgado:

Ofício

Data de remessa do Ofício:

 

36 471

Valdivio Arloy Vieira

3.6.68

3493

5-11-68

 

36 460

Renato Pereira da Silva

4.7.68

3487

5-11-68

 

36 418

Rodoval Porto

3.5.68

3490

5.11.68

 

36 739

Waldemar Silva Bandeira e outros

9.9.68

3553

11.11.68

 

36 767

Antonio Roberto Miketen

13.9.68

3556

11.11.68

 

36 809

Dagoberto Ferreira Santana Lima

13.9.68

3554

11.11.68

 

36 821

Francisco Ferreira de Araújo Fº

13.9.68

3550

11.11.68

 

36 859

José Adão Pinto

27.9.63

3550

11.11.68

 

36 867

José Correia de Araujo K

27.9.68

3549

11.11.68

 

36 742

Francisco M.Diniz Brandão

22.8.68

3548

11.11.68

 

36 776

Eraldo Carlos Osga

30.9.68

3551

11.11.68

 

36 800

Waldir Pereira Gonçalves

9.9.68

3551

11.11.68

 

36 804

Wanderley Salles da Silva

13.9.68

3555

11.11.68

 

36 812

Afonso Ferreira de Souza

13.9.68

3552

11.11.68

 

36 868

José Hamilton Telles

30.9.68

3549

11.11.68

 

36 865

Alidio Beuttmmller Matos

4.10.68

3656

20.11.68

 

36 803

Juvenal Teixeira Lima

11.X.68

3675

20.11.68

 

36 827

Elias Montosa

1.10.68

3674

20.11.68

 

36 841

Ivan Marcondes Gianotto

4.10.68

3674

20.11.68

 

36 843

Mário Calixto da Silva

30.9.68

3672

20.11.68

 

36 829

Alvino Ferreira

27.9.68

3660

20.11.68

 

36 871

Rumildo Antonio Villalba

7.10.68

3658

20.11.68

 

36 873

Francisco Mariano Gomes

21.X.68

3655

20.11.68

 

36 879

Carlos Alberto Moreira da Rocha

7.10.68

3659

20.11.68

 

36 887

Joel Clemente

11.X.68

3653

20.11.68

 

36 889

Eracy Pedro Iteraminense Correa

14.X.68

3665

20.11.68

 

E.36 412

Expedito da Cruz Bastos

7.10.68

3669

20.11.68

 

36 832

Wanderley Gomes da Fonseca

27.9.68

3661

20.11.68

 

36 836

Walter Henrique de Sacramento

30.9.68

3667

20.11.68

 

36 842

Antonio Leão de Lima

30.9.68

3672

20.11.68

 

36 850

Sebastião Paiva Lima

4.10.68

3657

20.11.68

 

36 852

Waldir Fonseca Mello

7.10.68

3675

20.11.68

 

36 870

Luiz Américo Dépis

7.10.68

3654

20.11.68

 

36 872

Oswaldo Casanova

11.X.68

3674

20.11.68

 

36 874

João Francisco P. dos Santos

7.10.68

3673

20.11.68

 

36 876

Irineu de Souza Rebelo

7.10.68

3673

20.11.68

 

36 882

Manoel José Temistocles de Oliv.

14.X.68

3672

20.11.68

 

36 884

Oli Pereira de Moura

11.X.68

3673

20.11.68

 

36 900

Crls José Alves

21.X.68

3661

20.11.68

36 837

Paulo de Oliveira

7.10.68

3682

21.11.68

36 863

Darci dos Santos Silva

27.9.68

3686

21.11.68

36 881

João Pinheiro

11.X.68

3687

21.1168

36 753

Luiz Alberto da Silva

11.XI.68

3691

21.11.68

36 687

Luiz Carlos da Silva

14.XI.68

3692

21.11.68

36 586

(Emb)Erivelto P.da Paixão

7.10.68

3679

21.11.68

36 844

José Argoly Fernandes C.

16.9.68

3683

21.11.68

36 897

José Ubiracy de Souza

18.10.68

3716

25.11.68

36 834

João Liberal dos Santos

13.9.68

3746

26.11.68

36 780

Ari Camargo

21.10.68

3790

28.11.68

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Sessão foi encerrada às 18.15 horas, com os seguintes processos em mesa:

QUESTÃO ADMINISTRATIVA: 99 (GL)

RECURSOS CRIMINAIS: 4 339 (WT) - 4 343(GL) - 4 346(GL)

REPRESENTAÇÕES: 851(LT - 853(AC)

REVISÃO CRIMINAL 1.077(GL/PB)

MANDADO DE SEGURANÇA 83(JM)

APELAÇÕES,

 

36 941(TU/RN) -

Aud 5a.

36 943(LT/FC) -

Aud/5a. 458

36 840(JM/SM) -

2a./2a. 416

36 084(LT/AP) -

1a./Mar 8180

36 799(LT/CM) -

1a./1a. 19

36 949(AP/LT)-

3a./1a. 33

36 977(FC/JM)-

la./Mar 8769

36 962(PB/JM)-

Aud/7a. 68

36 968(GL/AP)-

3a./1a. 30

36 902(GL/EG)-

2a./1a. 7679

36 988(GL/PB)-

Aud/4a. 1

36 716(GL/SM)-

Aud/7a. 39

EMBARGOS:

 

36 698(WT/PB)