ÁTA DA 38a. SESSÃO, EM 4 DE JUNHO DE 1943.

PRESIDÊNCIA DO SR. MINISTRO ALMIRANTE RAUL TAVARES.

PROCURADOR GERAL DA JUSTIÇA MILITAR, DR.WALDEMIRO GOMES FERREIRA.

SECRETARIO, DR. SIGISMUNDO CALDAS BARRETO.

Ás 13 horas, havendo número legal, foi aberta a sessão.

Compareceram os Srs. Ministros Drs. Bulcão Vianna e Cardoso de Castro, Gen.Raimundo Barbosa, Drs. Pacheco de Oliveira e Vaz de Mello, Gen, Manoel Rabello, Almtes. Castro e Silva e Azevedo Milanez, Brigadeiro do Ar Amilcar V. Pederneiras e Gen. Silva Junior.

Lida e sem debate aprovada a áta da sessão anterior, foi despachado o expediente sobre a mesa.

..........

+   A apelação n. 9242 - de Mato Grosso - da qual foi relator o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello;- revisor o sr. Ministro Almte. Castro e Silva;- apelante: A Promotoria da Aud. da 9a. R.M – apelado: Ramão Salazar, res. conv. do 11° R.C.I. -absolvido do crime previsto no art. 116 do C.P.M., julgada na sessão secreta de 2 do cor-rente, teve a seguinte decisão:-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

+   A apelação n. 9345 - de Mato Grosso - da qual foi relator o sr. Ministro Dr.Cardoso de Castro;- revisor o sr. Ministro Dr. Vaz de Mello;- apelante:A Promotoria da Auditoria da 9a.R.M Apelado: José Fernandes de Almeida, ex-sold. do 3° G.A.D., absolvido, por maioria de votos, do crime previsto no art. 150 do C.P.M., julgada na sessão secreta de 2 do corrente, teve a seguinte decisão: Confirmou-se a sentença, contra os votos dos srs. Ministros Dr. Bulcão Vianna, Gen. Raymundo Barbosa e Almtes. Castro e Silva e Azevedo Milanez, que condenavam no grau medio do art. 150 a 1º do C.P.M..

..........

+   O habeas corpus n. 18887 - do E.do Rio - do qual foi relator o sr. Ministro Dr. Bulcão Vianna e paciente Pedro Vieira de Menezes, sold. desertor, preso no 3º R.I., julgada na sessão de 2 do corrente, teve a seguinte decisão: Concedeu-se a ordem, unanimemente.

..........

-(XX)- A apelação n. 9214. - da Capital Federal - da qual foi relator o sr. Ministro Brig. do Ar Amilcar V.Pederneiras;- rev.o sr. Ministro Gen. Raymundo Barbosa;-apelante:A Promotoria da 2a. Aud. da Marinha;-apelado:Antonio Dias de Oliveira, fuzileiro naval absolvido do crime previsto no art. 16 § 1º do Dec.Lei n. 4766, de I-X-1942, julgada na sessão secreta de 17 do corrente, teve a seguinte decisão:-O Tribunal reformou a sentença para condenar o réu no gráu maximo do art.  16 do dec.lei n. 4766, de 1-10-42, contra o voto do sr. Ministro Brigadeiro Amilcar Pederneiras que condenava no grau máximo do art. 117 do C.P.M.

...............

Em seguida, foram relatados e julgados os seguintes processos:

A P E L A Ç Õ E S.

N. 9314-6-R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Dr .Pacheco de Oliveira .-Rev.o sr. Ministro Dr.Bulcão Vianna.-Apelante:Breno Alves Camilo, sold. do 3º R.C.D,condenado como Incurso no grau minimo do § unico do art. 155 do C.P.M.-Apelado:O Conselho de justiça da 1a.Aud. da 3a.R.M.-Preliminarmente, o Tribunal, pelo voto de desempate, julgou o foro militar incompetente,contra os votos dos srs. Ministros Dr.Vaz de Mello, Almte Azevedo Milanez e Castro e Silva, Dr.Cardoso de Castro e Gen.

N. 9255-Baía.-Rel.o sr. Ministro Almte. Castro e Silva.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelantes: A Promotoria da 2a.Aud. da Marinha e Zilmar Barcelos Pereira, mar. nac. -condenado como incurso no grau mínimo do art. 16 § 1º do decreto lei n. 4766, de 1-X-1942.-Apelados : O Conselho de Justiça da 2a.Aud. da Marinha e Zilmar Barcelos Pereira Preliminarmente, o Tribunal mandou anular o processo, contra os votos dos srs. Ministros Dr. Vaz de Mello e Gen. Silva Junior.

N. 9285-S.Paulo.-Rel.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez Rev.o sr. Ministro Gen.Silva, Junior.- Apelante: Estevão Rodrigues de Oliveira, soldado do 5º B.C. - condenado como incurso no grau mínimo do art. 117 do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça do 5° B.C.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9295-C.Fed.-Rel.O- sr. Ministro Almte .Azevedo Milanez. -Rev.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.- Apelante:Rubens de Mello, mar.nac. condenado como incurso no grau minimo do art. 117 do C.P.M.- apelado:O Conselho de Justiça da 2a. Auditoria da Marinha.- Confirmou-se a sentença,unanimemente.

N. 9322-S.Paulo.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.- Apelante:Nelson Ferreira da Costa, sold. do R.I., condenado como incurso no grau mínimo do art. 117, do C.P.M.-Apelado: O Conselho de Justiça do 4° R.I.- O Tribunal reformou a sentença para absolver o acusado, unanimemente.

N. 9324-M.Grosso.-Rel.o sr. Ministro Almte. Castro e Silva.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante:Mario Nunes Cristaldo, sold. da 2a. da.Ind. de Transmissões, condenado como incurso no grau máximo do art. 117, do C.P.M.-Apelado: O Conselho de Justiça do 3º G.A.Do.-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N 9333-Pernambuco.-Rel.o sr. Ministro Gen.Silva Junior .-Rev.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.- Apelante: João dos Santos, sold. do 14º R.I., condenado como incurso no gráu médio § 1º, do art. 55, do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça do 14º R.I.- Deu-se provimento em parte, para condenar no gráu mínimo, unanimemente.

N 9359-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.- Apelante: João Thomaz de Melo, sold. da Cia. Extra da Escola Militar, condenado como incurso no grau médio do art.117, do C.P.M.- Apelado Conselho de Justiça da Escola Militar.- Deu-se provimento, em parte, para condenar no grau mínimo, unanimemente.

N. 9362-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Brig. do Ar Amilcar V.Pederneiras.-Rev.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.- Apelante: José Werneck Silvestre da Silva, sold. do B. Escola, condenado como incurso no grau mínimo do art.  117, do C.P.M. Apelado: O Conselho de Justiça do Btl. Escola.-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9364-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Gen. Raymundo Barbosa -Rev.o sr Ministro Almte.Azevedo Milanez.- Apelante Miguel Casal, sold. da 1a. Formação de Intendência, condenado como incurso no grau minimo do art. 117 do C.P.M.- Apelado: O Conselho de Justiça do 1º R.C.D.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9370-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev.o sr. Ministro Brig,do Ar Amilcar V.Pederneiras- Apelante: João Netto, sold. do B. Escola, condenado no grau medio do art. 117, do C.P.M.- apelado: O Conselho de Justiça do Btl. Escola.-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N 9575-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.-Rev.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.- Apelante: Ary Carlos Mariano, sold. da 1a. Formação de Intendencia, condenado como incurso no gráu mínimo do art. 117 do C.P.M.- Apelado: O Conselho de Justiça do 1º R.C.D.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9376-C.Fed.-Rel.O sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante: David Alves da Silva, sold. do Btl.Escola,condenado como incurso no grau minimo do art. 117 do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça do Btl. Escola.-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9582-O.Fed.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev.o sr. Ministro Geri.Manoel Rabello.- Apelante: Wanderlino Ribeiro, sold. do 2o R.I.,condenado como incurso no grau mínimo do art. 117, do C.P.M.-Apelado: O Conselho de Justiça do 2º R.I.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9383-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr. Ministro Almte. Castro e Silva.-Apelante: Euclides Tavares da Silva, 1º cabo do G.A.Do., condenado como incurso no gráu mínimo do art. 117 do C.P.M.- Apelado:O Conselho de Justiça do 1º G.A.Do.-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9400-M.Gerais.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev.o sr. Ministro Brig.do Ar Amilcar V.Pederneiras.-Apelante: Vespaziano de Souza, sold. do 10° R.I., condenado como incurso no grau mínimo do art. 117, do C.P.M.-Apelado: O Conselho de Justiça do 10° R.I.- Confirmou-se a sentença,unanimemente´.

N. 9401-S.Paulo.-Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante: Joaquim Norberto, soldado de 4º R.I., condenado como incurso no grau mínimo do art. 117, do C.P.M.- Apelado:O Conselho de Justiça do 4  R.I.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9406-R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa -Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante: Izolino Isidoro Irala, sold. do 12° R.C.I., condenado como incurso no grau médio do art. 117, do C.P.M.-Apelado: O Consêlho de Justiça do 12° R.C.I.- Deu-se provimento, em parte,para reduzir ao grau mínimo, unanimemente.

N.9407-  R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Apelante: Ramão Escola, sold. do 8º R.C.I.,condenado como incurso no grau mínimo do art. 117, do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça do 8º R.C.I.-Confirmou-se a sentença,unanimemente.

N.9412-  R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa .-Rev.o.sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Apelante:Olimpio Antonio Silveira Schmidt, sold. do 14º R.C.I., condenado como incurso no grau médio do art. 117, do C.P.M.- Apelado O Conselho de Justiça do l4º R.C.I.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N.9423-  R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Gen.Silva Junior. -Rev.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.- Apelante:Tacito Berchon Azambuja, sold. do 12° R.C.I., condenado como incurso no grau sub médio do art. 117,do C.P.M.- Apelado:O Conselho de Justiça do 12° R.C.I.-Deu-se provimento, em parte, para condenar no grau mínimo, unanimemente.

N 9393-  R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.-Rev.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.- Apelante:Lucio Veiga,solo do 12º R.C.I., condenado como incurso no gráu sub-médio do art. 117, do C.P.M. -Apelado: O Consêlho de Justiça do 12° R.C.I.- Preliminarmente, o Tribunal mandou anular o processo, contra o voto do sr,Ministro Dr. Vaz de Mello.

N. 9425-R.G.do Sul.-Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.- Rev.o sr. Ministro Brig. do Ar Amilcar V.Pederneiras.-Apelante: Inácio Pereira da Silva, sold. do G.Art. de Camp. a Cavalo, condenado como incurso no gráu minimo do art. 117, do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça do I/3°Reg. Art.Div. Cavalaria.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9430-S.Paulo Rel. o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa -Rev. o sr. Ministro Brig. do Ar Amilcar V.Pederneiras.- Apelante: Florisvaldo Alves do Nascimento, sold. do 6o R.I.,condenado como incurso no grau médio do art. 117, do C.P.M.-Apelado: O Consêlho de Justiça do 6º R.I.- Deu-se provimento, em parte, para condenar no gráu mínimo, unanimemente.

N. 9431- S.Paulo Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante:Paulo José Antonio, .sold. do 6º R.I., condenado como incurso no gráu minimo do art. 117, do C.P.M.- Apelado:O Consêlho de Justiça do 6º R.I.-Confirmou-se 2 sentença, unanimemente.

N. 9444-E.do Rio.-Rel.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev. o sr. Ministro Gen.Silva Junior.-Apelante:Abelardo Antonio Lemos, sold. do extinto 2º B.C., condenado como incurso no gráu mínimo do art. 117, do C.P.M.- Apelado:O Conselho de Justiça do 3º R.I.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9445-C.Fed. -Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr. Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Apelante:José Joaquim dos Santos, sold. do Grupo Escola, condenado como incurso no grau sub-medio do § 2o do art. 55, do C.P.M.- Apelado:O Consêlho de Justiça do Grupo Escola.- Confirmou-se a sentença, unanimemente.

N. 9450-R.G.do Norte.-Rel.o sr .Ministro Gen.Raymundo Barbosa.-Rev.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Apelante:Adauto Ferreira de Oliveira, sold. do 16° R.I., condenado como incurso no grau sub médio do art. 117, do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça do 16° R.I.- Deu-se provimento, em parte, para condenar no grau minimo, unanimemente.

D E S A F O R A M E N T O

N. 31-     Rel.o sr. Ministro Dr.Vaz de Mello.- Representação do Promotor substituto da 1a. Aud. da 1a.R.M., no sentido de ser desaforado da mesma auditoria para a Auditoria da 7a.R.M. o processo que responde Adalberto Gomes da Silva, soldado do Batalhão de Guarda, .atualmente pertencente ao 2o Batalhão de Carros de Combate que seguiu para sua nova sede em Natal.-indeferiu-se-, unanimemente.

N. 9469 S.Paulo.-Rel.o sr. Ministro Gen.Manoel Rabello.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante:Antonio de Souza Palma, sold. do 5º B.C, condenado como incurso no gráu minimo do art. 117, do C.P.M.- Apelado:O Conselho de Justiça do 5° B.C.- Confirmou-se a sentença,unanimemente.

N. 9230-Cap Fed.-Rel.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.-Rev.o sr. Ministro Almte. Castro o Silva.- Apelantes:A Promotoria da 1a. Auditoria da 1a.R.M. e Azurem Ferreira Sara,sold. doG.O.-condenado como incurso no gráu minimo do art. 55 do C.P.M.- Apelados:O Conselho de Justiça do G.E. e Azurem Ferreira Lara.- Confirmou-se a sentença,unanimemente.

R E V I S Ã O   C R I M I N A L

N 178-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Dr.Pacheco de Oliveira.-Rev.o sr. Ministro Dr.Vaz de Mello.- Revisando:Walter Pinto de Souza, sold. do 1º R.C.D., condenado como incurso no gráu máximo do art. 117 do C.P.M., por acordão deste Tribunal de 16/12/42.-Deferiu-se, em parte, para condenar o réu no grau sub medio, unanimemente.

A P E L A Ç Õ E S

N. 9319-S.Paulo.-Rel.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante: Antonio Gonçalves, sold. do 6º G.A.D. condenado como incurso no grau sub médio do art. 117 do C.P.M.- Apelado:O Conselho do Justiça do 6º G.A.D.- Deu-se provimento, em parte, para condenar no gráu minimo, unanimemente.

N. 9273 C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.-Rev.o sr. Ministro Almte.Castro e Silva.-Apelante: A Promotoria da 3a.Aud. da 1a.R.M.- Apelado:Augusto da Costa Junior-1º sgt -absolvido do crime previsto no art. 117 do C.P.M . Julgamento em sessão secreta.

N. 9301-C.Fed.-Rel.o sr. Ministro Almte.Azevedo Milanez.-Rev.o sr. Ministro.Gen.Manoel Rabello.- Apelante:Jorge Velasco mar. nac.-condenado como incurso no grau minimo do art. 117 do C.P.M.-Apelado:O Conselho de Justiça da 1a. Aud. da Marinha.- Confirmou-se a sentença,unanimemente.

N 9339-sta Catarina.-Rel.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.-Rev.o sr. Ministro Brig. do Ar Amilcar V.Pederneiras.-Apelante Vitor Luiz Bertoldi, sold. do 32º B.C.,condenado como incurso no gráo minimo do art. 117, do C.P.M.- Apelado: O Conselho de Justiça do 32º B.C.-Confirmou-se a sentença,unanimemente.

N. 9366-C.Fod,-Rel.o sr,Ministro Almte. Castro e Silva.-Rev.o sr. Ministro Gen.Silva Junior.- Apelante:Manoel Vieira dos Santos, sold. do Btl. V.Cabrita, condenado como incurso no gráu minimo do art. 117. do C.P.M.- Apelado;O Conselho de Justiça do Btl. V. Cabrita.-Confirmou-se a sentença, unanimemente.

..........

Acham-se em mesa os seguintes processos: recurso criminal n.  2742; reclamação n. 24; revisões criminais ns. 177 - 179; apelações ns. 9204. - 9223 -9243 - 9261 - 9268 - 9279 - 9302 - 9306 - 9325 - 9327 - 9330 - 9331 - 9332 - 9337 - 9341 - 9343 - 9344 - 9351 - 9353 - 9354- - 9358 - 9360 - 9361 - 9367 - 9369 - 9372 - 9373 - 9380 - 9381 - 9384. - 9385 - 9386 - 9387 - 9388 - 9389 - 9391 - 9394 - 9396 - 9397 - 9398 - 9402 - 9403 - 9405 - 9408 - 9410- 9411 -9414. - 9415 - 9416 - 9417 - 9419 - 9424 - 9428 - 9432 - 9434- - 9436 - 9438 - 9439 -9441 - 9442 - 9443 - 9449 - 9454 - 9455 -9456- 9461 - 9463 -9464 - 9466 - 9467 - 9468 - 9474 - 9475 - 9479 - 9485 - 9490 - 9491 - 9493 - 9498 - 9500 - 9501 - 9503 - 9505 - 9506 - 9507 - 9512 - 9513.

..........

Terminados os trabalhos, foi encerrada a sessão.

..........

-(XX)- Reproduz-se por ter saído com incorreções no Diario da Justiça de 20 de Maio último, á pagina 3318, 3a. coluna.

..........