SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 45a. SESSÃO, EM 4 DE JUNHO DE 1974 - TERÇA-FEIRA -

PRESIDÊNCIA DO MINISTRO DOUTOR AMARÍLIO LOPES SALGADO, VICE-PRESIDENTE.

PROCURADOR GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, JUNTO À JUSTIÇA MILITAR: DOUTOR RUY DE LIMA PESSOA.

SECRETÁRIO DO TRIBUNAL PLENO: DOUTOR CLÁUDIO ROSIÈRE.

Compareceram os Ministros Armando Perdigão, Waldemar de Figueiredo Costa, Alcides Vieira Carneiro, Sylvio Monteiro Moutinho, Nelson Barbosa Sampaio, Carlos Alberto Huet de Oliveira Sampaio, Jacy Guimarães Pinheiro, Hélio Remos de Azevedo Leite , Rodrigo Octávio Jordão Ramos e Honório Pinto Pereira de Magalhães Neto.

Ausentes os Ministros Waldemar Tôrres da Costa, Syseno Sarmento e Augusto Fragoso, com causa justificada.

Às 14 horas, havendo número legal, foi aberta a Sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a Ata da Sessão anterior.

Apelações julgadas em sessão secreta:

Dia 28.5.74

39.958 - Guanabara. Relator Ministro Waldemar Tôrres da Costa. Revisor Ministro Armando Perdigão. APELANTES: A Procuradoria Militar da 2a. Auditoria da Marinha da 1a. CJM; PAULO HENRIQUE OLIVEIRA DA ROCHA LINS e JORGE RAIMUNDO JUNIOR, condenados a doze anos de reclusão, incursos no artigo 28 da DL 898/69. APELADA: A Sentença do Conselho Especial de Justiça da 2a.Auditoria da Marinha da 1a. CJM, de 7 de fevereiro de 1973, que absolveu NELSON LUIZ LOTT DE MORAES COSTA, FRANCISCO EDUARDO SEBRÃO e JOSÉ CARLOS AVELINO DA SILVA, do crime previsto no art. 28 do DL 898/69. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo do MP, confirmando a Sentença absolutória de NELSON LUIZ LOTT DE MORAES COSTA, FRANCISCO EDUARDO SEBRÃO e JOSÉ CARLOS AVELINO DA SILVA e negou provimento aos apelos da Defesa para confirmar a Sentença apelada de doze anos de reclusão. (Usarem da palavra o Dr. A. Sussekind de Moraes Rego e a Procuradoria-Geral do MP junto à Justiça Militar).

Dia 29.5.74:

40.227 - Guanabara. Relator Ministro Armando Perdigão. Revisor Ministro Amarílio Salgado. APELANTE: A Procuradoria Militar da 1a. Auditoria do Exército da 1a.C.J.M. APELADA: A Sentença do Conselho de Justiça do 1º Regimento de Obuses 105 (Regimento Floriano) , que absolveu o Soldado PAULO CEZAR FERREIRA DOS SANTOS, do crime previsto no artigo 187 do CPM, em 31 de dezembro de 1973. Adv.Dr. Arnaldo Ferreira Lima.- POR UNANIMIDADE, o Tribunal deu provimento ao apelo do Ministério Público, para, reformando a Sentença,condenar PAULO CEZAR FERREIRA DOS SANTOS, a 3 meses e 15 dias de detenção, convertida em prisão, como incurso no art 187 combinado com o artigo 189 do CPM. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO)-(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO FIGUEIREDO COSTA).

 39.769 - Rio Grande do Sul. Relator Ministro Amarílio Salgado. Revisor Ministro Armando Perdigão. APELANTES: A Procuradoria Militar da 1a. Aud/3a. CJM; CARLOS ROBERTO SERRASOL BORGES, PAULO WALTER RADTKE, EDEMAR MEIMES, JOSÉ CLAYTON DA SILVA VANINI, condenados a 4 anos de reclusão; JOSÉ ANGELI SOBRINHO, JORGE SOBROSA DE SOUZA e CARLOS ALBERTO TEJERA DE RÉ, condenados a três anos de reclusão,DIOGENES SOBROSA DE SOUZA,condenado a cinco anos de reclusão, todos incursos no art. 42, do DL 898/69 e à pena acessória de suspensão dos direitos políticos, por cinco anos, ex-vi do art 74 do citado DL; PAULO MAIA, condenado a seis meses de reclusão e FLAVIO GIL REIS, condenado a um ano e dois meses de reclusão, incursos no art 14 do DL 898/69, por desclassificação. APELADA: A Sentença do CPJ da 1a. Aud/3a. CJM, de 10.11.72, que absolveu ANTONIO CONSTÂNCIO DE SOUZA, do crime previsto nos arts. 24, 25, 39 nºs 1 e IV, 42 e 45, 1, CESAR AUGUSTO TEJERA DE RÉ, do crime previsto nos arts. 23, 24, 25,-39 nºs 1 e II e 42; ERNANI BENTO BANDARRA e ROGÉRIO AMORETTI, do crime previsto nos arts. 14 e 45, nºs I e II; LAURINDO POLLI DA SILVA, do crime previsto no art. 45, 1; MIGUEL VIUSTOU GOLOBIESK MASLAK, do crime previsto nos arts. 23, 24, 25, 39 nºs I e IV e 42, tudo do DL 898/69. Advs.Drs Luiz Armando Dariano e Eloar Guazzelli. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal, Preliminarmente não tomou conhecimento dos apelos da Defeza por terem sido interpostos fora de prazo e quanto ao apelo do MP, negou provimento confirmando a Sentença absolutória. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO).(PRES.DO MIN. FIGUEIREDO COSTA).

39.807 - Guanabara. Relator Ministro Nelson Sampaio. Revisor Ministro Armando Perdigão. APELANTE: A Procuradoria-Militar da 1a. Aud/Ex da 1a. CJM. APELADA: A Sentença do CPJ da 1a. Aud/Ex da 1a. CJM, de 20 de Fevereiro de 1973, que absolveu o 3º Sgt SEBASTIÃO D'ALMEIDA JUNIOR e o Cabo JOSUÉ RIBEIRO DA COSTA, do crime previsto no art 209 do CPM; e considerou como infração disciplinar, ex-vi do art 209, § 6º do CPM, a imputação feita ao soldado AILTON BRUM. (Adv.Dr. Manoel Francisco de Lima)- POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo do MP, confirmando a Sentença que absolveu SEBASTIÃO D'ALMEIDA JUNIOR e JOSUÉ RIBEIRO DA COSTA, e julgou incompetente a Justiça Militar para julgar AILTON BRUM, determinando a remessa dos autos à justiça comum, por intermédio da Corregedoria do Estado da Guanabara. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O MINISTRO AUGUSTO FRAGOSO).

Forem, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

RECURSOS CRIMINAIS

4.876 -   Mato Grosso. Relator Ministro Alcides Carneiro. RECORRENTE: O Dr. Auditor da Auditoria da 9a. CJM, de ofício. RECORRIDA: A Decisão do Dr. Auditor da Auditoria da 9a. CJM que concedeu a reabilitação de EMÍLIO CORREA DE ARRUDA E SÁ. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao Recurso, ex-oficio, mantendo a Decisão recorrida. (NÃO VOTOU O MINISTRO OLIVEIRA SAMPAIO).

4.879 -   Guanabara. Relator Ministro Alcides Carneiro. RECORRENTE: FOEDES DOS SANTOS. RECORRIDA: A Decisão do C.P.J. da 1a. Auditoria da Aeronáutica da 1a. CJM que indeferiu o pedido de revogação de prisão preventiva decretada contra o recorrente. Adv Dr Edgar Pena de Carvalho. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao Recurso mantendo a Decisão recorrida.

4.873 -   Minas Gerais. Relator Ministro Nelson Sampaio. RECORRENTE: A Procuradoria Militar da Auditoria da 4a.CJM. RECORRIDO: O Despacho do Dr. Auditor da Auditoria da 4a. CJM que rejeitou a denúncia formulada contra RUBENS CORREA TELES, JOÃO BATISTA PEREIRA, FEBRONIO ALVES DE SOUZA FILHO, MARCO ANTONIO ROLIM BRETTAS, JOSÉ EUSTÁQUIO DE MELO, ROBERTO AVELINO VALADADRES, VILSOM PEREIRA DA CUNHA, SEBASTIÃO VIEIRA, ROGERIO SOARES BUENO e JOSÉ GONÇALVES. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal deu provimento ao Recurso para que a denúncia seja recebida.

APELAÇÃO

40.180 - São Paulo. Relator Ministro Sylvio Moutinho. Revisor Ministro Alcides Carneiro. APELANTE: JAIRO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, soldado, servindo no 4º Batalhão de Infantaria Blindado, condenado a seis meses e dezesseis dias de prisão, incurso no artigo 187, combinado com os artigos 72, inciso I e 189, inciso I, tudo do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho de Justiça do 4º Batalhão de Infantaria Blindado, de 5 de dezembro de 1973. Adv.Dr. Antonio da Silveira Pereira Rosa. -POR UNANIMIDADE, o Tribunal deu provimento parcial ao apelo da Defesa para reduzir a pena a 4 meses de detenção, convertida em prisão.

EMBARGOS

39.280 - Guanabara. Relator Ministro Amarílio Salgado. Revisor: Ministro Oliveira Sampaio. EMBARGANTE: ALFREDO HELIO SYRKIS, condenado, por desclassificação, a quinze anos de reclusão, incurso no art 28, caput, do DL 898/69, e à pena acessória de suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de dez anos. EMBARGADO: O Acórdão do Superior Tribunal Militar, de 30 de agosto de 1972. Adv. A. Sussekind de Moraes Rego. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal rejeitou os Embargos, mantendo o Acórdão embargado. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO ARMANDO - PERDIGÃO).

APELAÇÃO

39.751 - Guanabara. Relator Ministro Amarílio Salgado. Revisor Ministro Oliveira Sampaio. APELANTES: A Procuradoria Militar da 1a. Auditoria do Exército da 1a. CJM e ODILIO TEIXEIRA, soldado, do 3º Batalhão de Caçadores, condenado, por desclassificação, a um ano de prisão, incurso no art 209, § 1º, do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 1a. Auditoria do Exército da 1a. CJM, de 16 de janeiro de 1973, que condenou o apelante e absolveu o civil DOMINGOS PINTO DE LINS, do crime previsto no artigo 205, § 2º, inciso IV, combinado com o artigo 30, inciso II, tudo do CPM. Advogado: Dr José Carlos Tôrres Hardman. - (JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA)-(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO ARMANDO PERDIGÃO).

RECURSO CRIMINAL

4.878 -   Paraná. Relator Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. RECORRENTE: A Procuradoria Militar da Auditoria da 5a CJM. RECORRIDA: A Decisão do Dr. Auditor da Auditoria da 5a. CJM que declarou extinta a punibilidade de ISMAEL SALIM. - POR MAIORIA DE VOTOS, o Tribunal negou provimento ao Recurso do MP para confirmar a concessão do Indulto e, consequentemente a extinção da punibilidade. OS MINISTROS HÉLIO LEITE, NELSON SAMPAIO, SYLVIO MOUTINHO, FIGUEIREDO COSTA e ARMANDO PERDIGÃO davam provimento ao apelo do MP para cassar o Indulto. O MINISTRO AMARÍLIO LOPES SALGADO,na Presidência, votou formando a maioria.

APELAÇÃO

40.183 - Rio Grande do Sul. Relator Ministro Figueiredo Costa. Revisor Ministro Alcides Vieira Carneiro. APELANTES: A Procuradoria Militar da 3a. Auditoria da 3a. CJM e JOÃO VALDIR RODRIGUES DA VEIGA, soldado, servindo no 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, condenado a nove meses de detenção, incurso no artigo 187 do Código Penal Militar. APELADA: A Sentença do Conselho de Justiça do 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, de 12 de outubro de 1973. Adv. Dr. Virginio Pereira Neves. - O TRIBUNAL, POR MAIORIA de votos, deu provimento parcial ao apelo da Defesa para reduzir a pena a 6 meses de prisão, considerando sem objeto o Apelo do MP. O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO DAVA PROVIMENTO AO APELO DA DEFESA, PARA ABSOLVER.

EMBARGOS NA CORREIÇÃO PARCIAL

1.062 -   Rio Grande do Sul. Relator Ministro Jacy Guimarães Pinheiro. EMBARGANTE: AURELIO MARCO GONÇALVES SIQUEIRA. EMBARGADO: O Acórdão do Superior Tribunal Militar, de 29 de agosto de 1973, que indeferiu o pedido de correição solicitado pelo Embargante nos autos do processo 10/71. Adv Dr Ben-Hur Berg de Souza. PRELIMINARMENTE o Tribunal rejeitou os Embargos por intempestividade do Recurso.

APELAÇÃO

39.986 - Guanabara. Relator Ministro Alcides Carneiro. Revisor Ministro Hélio Leite. APELANTE:JOSÉ GONÇALVES DOS REIS, Cabo,condenado, por desclassificação,a 3 meses de detenção, incurso no art 160 do CPM e LUIZ PAULINO  DA SILVA CARVALHO, ex-soldado, condenado a 3 meses de detenção, incurso no art 157 do CPM. APELADA: A Sentença do CPJ da 1a.Aud/Aer da 1a. CJM, de 29.junho de 1973. Adv.Fernando G.Balsells.-POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa para confirmar a Sentença Apelada. O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO DETERMINAVA A EXTRAÇÃO DE CÓPIAS DO PROCESSO PARA ENCAMINHAR À PROCURADORIA-GERAL, nos termos do art 40 21, da L.O.J.M.

A Sessão foi encerrada às 18.00 horas, com os seguintes processos em mesa:

REPRESENTAÇÃO 994(FC/AS)-

REPRESENTAÇÃO 1002(WT)-1a./2a.-Adv José C. Dias e outro

CONFLITO DE COMPETÊNCIA 224(FC)

CONFLITO DE COMPETÊNCIA 221(AC)-2a./Mar proc 239/74

CONFLITO DE COMPETÊNCIA 223(AP)-Aud/5a. e 1a./2a.

CORREIÇÃO PARCIAL 1.082(AS)-3a./1a-Adv. A.Sussekind e outro

CORREIÇÃO PARCIAL 1.083(AS)-3a./1a.-Adv George Tavares

DESAFORAMENTO 230(AP)-2a./Mar proc 642/69

RECURSO CRIMINAL 4.877(WT)-2a./2a proc 116/71

RECURSO CRIMINAL 4.875(AS)-1a./Mar-Adv Victor Falson

REVISÃO CRIMINAL 1.107(NS/SS)-Aud/5a. proc 103/72-Adv T. Soares

EMBARGOS NA DECLARAÇÃO DE CP 1.046(WT)-Aud/4a.proc 16/72-Adv Oldemar T. Soares.

EMBARGOS 39.560(AS/AF)-1a./Aer proc 15/71-Advs Lino Machado e Augusto Sussekind de Moraes Rego.

APELAÇÕES:

39.991(NS/SS)-3a./1a      proc      43/72-Adv Edgar P. Lima e outro

39.805(JP/OS)-1a./1a.      proc      32/72-Adv Manoel F. de Lima

39.826(JP/SS)-2a./1a.      proc      12/70-Adv João Portela

39.962(AC/AF)-1a./Mar  proc    176/71-Adv Edgar Carvalho e outro

38.539(WT/RO)-Aud/4a. proc      47/69-Adv Dalto V. Eiras

40.137(WT/OS)-Aud/8a.  proc    328/71-Adv Francisco Vasconcelos

39.760(AS/SS)-Aud/10a proc      52/70-Adv Padua Barros

39.890(AS/AP)-1a./1a.     proc      77/72-Adv Antonio Pereira

39.928(AC/SS)-2a./3a.     proc      12/71-Adv Victor Falson

39.401(AC/OS)-2a./Mar proc      35/70-Adv A. Guarischi e Palma

40.039(AC/SM)-3a./1a    proc      78/70-Adv M. R. Jones e outros

39.814(SS/JP)-2a./2a.      proc        6/73-Adv Lourdes M. do Valle

39.829(SS/AC)-1a./2a.     proc    124/73-Adv Juarez Alencar

39.837(WT/AS)-Aud/11aproc       77/72-Adv Sonia S. Correa

40.120(WT/SS)-Aud/11a proc    178/72-Adv J J Safe Carneiro

39.961(NS/HL)-3a./1a     proc  2579/73-Adv Virgilio P. Neves

40.152(HL/AS)-1a./Mar   proc      49/73-Adv Edgar P. de Carvalho

40.108(WT/FC)-1a./3a.    proc        8/72-Adv Luiz Dariano

40.196(WT/SM)-1a./Mar proc      27/73-Adv Antonio Fernandes

40.045(AS/FC)-Aud/8a.   proc    494/73-Adv Francisco Vasconcelos

40.098(WT/FC)-1a./2a.    proc    857/73-Adv Juarez A. e outros

39.992(AS/OS)-1a./1a.    proc    140/72-Adv Manoel de Lima

40.046(JP/SS)-Aud/11a    proc    198/73-Adv Carlos Danilo

40.143(FC/AS)-1a./3a.     proc        3/73-Adv Luiz Dariano

40.068(NS/AP)-3a./3a.    proc  2589/73-Adv José C. Barreto

40.147(AS/OS)-1a./Aer   proc      16/73-Adv Fernando Balsells

40.165(AF/AS)-1a./Mar   proc      47/73-Adv Edgar Carvalho

40.198(AF/NS)-2a./2a.    proc        2/74-Adv Paulo Ruy de Godoy

40.197(AF/JP)-3a./3a.      proc        1/74-Adv Antonio Rosa

40.223(AF/WT)-2a./Mar  proc    129/73-Adv A. Guarischi e Palma

40.215(WT/OS)-3a./1a    proc      35/73-Adv Ana Maria David

40.192(NS/RO)-1a./1a.    proc      44/73-Adv Arnaldo Lima

39.932(JP/OS)-2a./Mar    proc    677/69-Adv A. Modesto e outros

39.696(AS/FC)-1a./Aer    proc      14/73-Adv. A. Modesto da Silveira

39.849(SS/AS)-2a./2a.     proc      11/73-Adv Lourdes M. do Valle

40.057(WT/SM)-1a./Mar proc    125/71-Adv Antonio A.Fernandes

39.788(NS/AF)1a./3a.      proc      10/72-Adv Werner Becker

39.839(SS/AC)-Aud/11a  proc      90/73-Adv Sylvio Guimarães

39.865(SS/JP)-1a./Mar     proc      98/72-Adv Edgar P. de Carvalho

39.874(SS/AS)-2a./Mar   proc    566/67-Adv Antonio A. Fernandes

40.112(NS/SS)-2a./1a.     proc      94/72-Adv Eliezer de Oliveira

39.947(NS/AF)-1a./2a.    proc    829/73-Adv Divaldo S. e outro

40.079(AC/SM)-Aud/8a.  proc    464/72-Adv Francisco C. e outro

40.083(AC/FC)-Aud/11a proc    103/71-Adv J J Safe Carneiro

40.138(AC/FC)-Aud/4a. proc      22/73-Adv Dalto V. Eiras

40.201(HL/AC)-1a./Mar  proc  08/D/72-Adv Edgar Carvalho

39.830(NS/AF)-1a./1a.    proc      17/72-Adv Fernando Balsells

40.118(NS/FC)-1a./2a.    proc    885/73-Adv Gaspar Serpa

40.248(WT/HL)-1a./Mar  proc      50/72-Adv Edgar de Carvalho

40.190(WT/SM)-Aud/4a. proc        8/72-Adv José Moreira e outros

40.132(WT/HL)-1a./Mar  proc      51/72-Adv Edgar de Carvalho

40.127(NS/AP)-2a./2a.    proc      19/73-Adv Airton E. Soares

40.264(SM/AC)-1a./Mar  proc      61/73-Adv Lourdes M. do Valle

40.170(WT/AF)-1a./Aer   proc      56/71-Adv A. Sussekind e outros

40.167(NS/FC)-.2a./Mar proc       32/72-Adv A. Guarischi e Palma

40.238(SM/WT)-3a./3a.   proc    246/74-Adv Virginio P. Neves

39.982(SS/AC)-2a./1a.     proc      05/73-Adv Lourival N. Lima

40.173(NS/SM)-3a./1a     proc      37/73-Adv Maria N. David

40.076(NS/SM)-Aud/11a proc    141/71-Adv J J Safe Carneiro

40.203(WT/FC)-2a./Aer   proc  1684/72-Advs Paulo C. Reis e outros

40.054(AS/AF)-2a./Aer    proc  1723/73-Adv Paulo da Costa Reis

40.252(SM/AS)-2a./Mar proc      46/72-Adv Antonio A. Fernandes

40.213(JP/RO)-2a./1a.     proc    110/72-Adv Eliezer C. Oliveira

40.129(JP/RO)-3a./3a.     proc  2588/73-Adv W. Jobim Neto

40.125(JP/SM)-Aud/10a proc      32/69-Adv Wanda R. Othon Sidou

40.220(JP/AF)-2a./3a.      proc        1/73-Advs Telmo C. Rosa e outros.