SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 1a. SESSÃO, EM 23 DE MARÇO DE 1970

PRESIDÊNCIA DO MINISTRO TENENTE - BRIGADEIRO ARMANDO PERDIGÃO

PROCURADOR-GERAL DA JUSTIÇA MILITAR: DR NELSON BARBOSA SAMPAIO

SECRETÁRIO: DR CLÁUDIO ROSIÈRE, VICE-DIRETOR-GERAL.

Compareceram os Ministros Waldemar de Figueiredo Costa, Gabriel Grün Moss, Francisco de Assis Corrêa de Mello, Octacílio Terra Ururahy, Alcides Vieira Carneiro, Sylvio Monteiro Moutinho, Mário Cavalcanti de Albuquerque, Adalberto Pereira dos Santos, Álvaro Alves da Silva Braga, Waldemar Tôrres da Costa e Jurandyr de Bizarria Mamede.

Ausentes Os Ministros Eraldo Gueiros Leite e João Mendes da Costa Filho, com causa justificada.

Às 13 horas, havendo número legal, foi aberta a sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a ata da sessão anterior.

Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

APELAÇÕES

37667 - Ceará. Relator: Ministro Corrêa de Mello. Revisor: Ministro Waldemar Tôrres. Apelante: LUIZ RAIMUNDO PINHEIRO, soldado. Apelada: A Sentença do CJ do 4º Btl Eng.Const., do dia 2.10.69. - Por maioria de votos, foi dado provimento à apelação para reformar a sentença e absolver o apelante, contra os votos dos Ministros Corrêa de Mello, Bizarria Mamede, Sylvio Moutinho, Terra Ururahy e Grün Moss, que confirmavam a sentença.

37653 - Guanabara. Relator: Ministro Terra Ururahv. Revisor: Ministro Alcides Carneiro. Anelantes: A PROCURADORIA MILITAR DA 1a. AUD/1a. RM e ELCIO CARVALHO DE OLIVEIRA, soldado. Apelada: A Sentença do CJ do 1º RO/105, de 29.9.69. - Por unanimidade de votos, foi negado provimento à apelação e confirmada a sentença apelada.

37666 - Guanabara. Relator: Ministro Terra Ururahy. Revisor: Ministro Alcides Carneiro. Apelante: MANOEL PEREIRA, soldado. Apelada: A Sentença do CJ do 2º GAC e Fortaleza de São João, de 7.11.69. - Por unanimidade de votos, foi dado provimento em parte à apelação; por maioria foi a pena reduzida para 4 meses; os Ministros Terra Ururahy e Corrêa de Mello reduziam para 6 meses.

CONFLITO DE JURISDIÇÃO

184 - Guanabara. Relator: Ministro Adalberto dos Santos. Suscitante: O CEJ da 2a.Aud/1a. RM, com fundamento no art 111 do CJM suscita conflito negativo de jurisdição nos autos do processo a que respondem o Ten. Cel. DAGOBERTO RODRIGUES e outros. Suscitada A Auditoria da 4a. RM. - Por unanimidade de votos, foi julgado procedente o conflito de competência e determinado o envio do processo à Aud/4a. RM, onde deverá ser julgado.

Ao iniciar a Sessão, o Presidente assim se manifestou: "Senhores Ministros, esperando que Vossas Excelências tenham gozado um período de férias com saúde e alegria, em companhia de todos aquêles que lhes são caros, vou, em poucas palavras, de acôrdo com o que determina a Lei de Organização Judiciária Militar, dizer dos fatos que se passaram durante a ausência de Vossas Excelências. Inicialmente trago ao conhecimento de VV. Exas. que o Ministro Dr Ernani Satyro, requereu aposentadoria em virtude de ter-se candidatado ao govêrno do Estado da Paraíba. O Ministro Ernani Satyro, pelo seu caráter, inteligência, preparo e conhecimentos jurídicos, além da maneira correta como sempre se conduziu durante o tempo em que aqui serviu, deixa em cada um de nós verdadeiros amigos e sinceros admiradores.

Durante o período de férias do Tribunal, foram julgados 33 Habeas-Corpus, dos quais 4 foram concedidos "Ad Referendum" do Tribunal, sendo que dos 2° restantes uns foram negados, outros considerados prejudicados, outros não se conheceu e um teve o seu pedido de desistência homologado. Dêsses Habeas-Corpus, 6 (seis) foram julgados pelo Ministro Alcides Carneiro, quando no exercício da Presidência, por dez dias.

Os Habeas-Corpus concedidos foram:

n° 30.130 - Vinicius Hesketh -Relator: Ministro Sylvio Moutinho.

nº 30.137 - Sadi Nunes Sanhudo - Relator Ministro Sylvio Moutinho.

n°30.132 - Francisco Manoel Corrêa de Paula Aguiar - Relator Ministro João Mendes.

nº 30.143 - Mário Lourenco de Aquino Filho - Relator Ministro Adalberto dos Santos.

Os Habeas-Corpus que tiveram outras decisões foram:

nº 30.108 Aguinaldo Ferreira da Silva

Prejudicado

nº 30.121 Antonio Jorge Vila

Não conheceu

nº 30.125 Linda Tayah

Não conheceu

n° 30.128 Uaracy Frade Palmeira

Prejudicado

n° 30.127 Luiz Marcos Magalhães Gomes

Não conheceu

n° 30.129 Ataliba de Abreu Neto

Prejudicado

Nº 30.135 Naji el Mulki ou Naji Abdul Majid Mura

Não conheceu

n° 30.134 Pedro Figueira Dantas

Prejudicado

n° 30.139 Paulo Sergio Granado Paranhos

Prejudicado

nº 30.140 Uaracy Frade Palmeira

Negado

nº 30.141 Raymundo José Barros Teixeira Mendes

Prejudicado

n° 30.131 Hugo Regis dos Reis

Não conheceu

n° 30.133 José Carlos Brandão Monteiro

Não conheceu

n° 30.150 Gersonito Silva

Negado

nº 30.161 Nilo Magalhães Menezes

Negado

nº 30.155 Nicolau Tolentino Abrantes dos Santos

Prejudicado

n° 30.161 Nilo Malheiro Menezes

Negado

n- 30.155 Nicolau Tolentino Abrantes dos Santos

Prejudicado

nº 30.147 José Manoel Reis Ferreira

Prejudicado

n° 30.151 Ivo de Miranda Moura

Prejudicado

nº 30.142 José de Andrade Cortes

Prejudicado

nº 30.158 Reginaldo Tavares de Lima ou Antonio de Souza

Não conheceu

nº 30.156 Affonso Henriques Guimarães Corrêa

Não conheceu

nº 30.165 Evelyn Eisentein

Homologação de desistência

Habeas-Corpus julgados pelo Exmo Sr Ministro Alcides Carneiro, Vice-Presidente, no exercício da Presidência:

n° 30.146 Luiz Marcos de Magalhães Gomes

Não conheceu

nº 30.145 Paulo Cesar Xavier Pereira e João Azevedo

Não conheceu

nº 30.144 Paulo Goldrajch

Não conheceu

nº 30.138 Wellington da Silva Tomé

Não conheceu

n° 30.148 Walter Gomes Mariotini

Não conheceu

nº 30.136 Osmar Ribeiro Delaterra

Negado

A seguir, foi dado conhecimento ao Tribunal, do seguinte expediente:

Ofício nº 50/Gab, de 23.2.70, em que o Exmo Sr Gen Div Humberto de Souza Mello, Presidente da CGIPM, agradece a irrestrita colaboração dêste Tribunal.

Ato n° 2.300, de 6.2.70,  designando uma Comissão de Inquérito Administrativo.

Ato nº 2.307, de 20.2.70, removendo, por permuta, 1° Substituto de Auditor. Ato nº 2.310, de 27.2.70, aposentando Escrevente-Juramentado.

Em seguida, usou da palavra o Ministro Dr Alcides Vieira Carneiro, Vice-Presidente, assim se expressando: "Senhores Ministros: Amanhã transcorrerá a data natalícia do nosso Presidente, Tenente-Brigadeiro Armando Perdigão. É desnecessário exaltar as qualidades pessoais do nosso Presidente. A sua vida é tôda ela de grandeza, bravura e generosidade. Em nome do sentimento de amizade que nos une, eu digo essas palavras, e acho que represento o pensamento de todos os colegas, transmitindo os votos de felicidades ao nosso Presidente, amigo e colega Tenente-Brigadeiro Armando Perdigão."

A seguir, pediu a palavra, pela ordem, o Dr Nelson Barbosa Sampaio, Procurador-Geral da Justiça Militar para em seu nome e no do Ministério Público, associar-se às palavras proferidas pelo Ministro Dr Alcides Carneiro.

Com a palavra o Exmo Sr Ministro-Presidente, agradecendo, assim se expressou: "Senhores Ministros: Agradeço profundamente comovido as palavras proferidas pelo Ministro Dr Alcides Vieira Carneiro, Vice-Presidente desta Casa, bem como as proferidas pelo Dr Nelson Barbosa Sampaio, Procurador-Geral da Justica Militar. Foram palavras de amizade ao amigo que completará mais um ano de existência e de trabalho".

A Sessão foi encerrada às 14.30 horas, com os seguintes processos em mesa:

PETIÇÃO 238 (GM)

APELAÇÕES:

36 988(GL/TU)

37 656(AC/FC)

37 490 (AC/SM)