..CONT:

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 9ª SESSÃO(EXTRAORDINÁRIA),EM 07 DE MARÇO DE 1978 TERÇA-FEIRA -

PRESIDÊNCIA DO MINISTRO ALMIRANTE-DE-ESQUADRA HÉLIO RAMOS DE AZEVEDO LEITE.

PROCURADOR GERAL DA JUSTIÇA MILITAR: DR MILTON MENEZES DA COSTA FILHO.

SECRETÁRIO DO TRIBUNAL PLENO: DR CLÁUDIO ROSIÈRE.

Compareceram os Ministros Waldemar Torres da Costa, Augusto Fragoso, Jacy Guimarães Pinheiro, Faber Cintra, Octávio José Sampaio Fernandes, Reynaldo Mello de Almeida, G. A. de Lima Torres, Deoclécio Lima de Siqueira, Ruy de Lima Pessoa, Gualter Godinho, Julio de Sá Bierrenbach, Délio Jardim de Mattos e Carlos Alberto Cabral Ribeiro.

Ausente o Ministro Rodrigo Octávio Jordão Ramos, com causa justificada.

Às 13.30 horas, havendo número legal, foi aberta a Sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a Ata da Sessão anterior.

Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

HABEAS-CORPUS

31.677 -        Pernambuco. Relator Ministro Faber Cintra. Paciente SILVIO PIMENTEL DA SILVA, conscrito, pede a concessão da ordem para ser anulado o "Termo de Insubmissão" lavrado. Impetrante: Major Arnaldo Addor Filho, Diretor do DRAM/7. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal concedeu a ordem com anulação do termo de insubmissão.

                     APELAÇÕES

41.793 -        São Paulo. Relator Ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Augusto Fragoso. APELANTE: - O Ministério Público Militar junto à 1ª Auditoria da 2ª CJM. APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 1ª Auditoria da 2ª CJM, de 06 de setembro de 1977, que absolveu o Soldado da Aeronáutica ULISSES ZANGEROLAMI, do crime previsto no art. 211, parágrafo único e art. 209, 2º c/c o art 79; e o civil EDISON ANDRADE DOS ANJOS, do crime previsto no art. 211, parágrafo único, tudo do CPM.-Advs Drs Gaspar Serpa e Marina Barroso.(SESSÃO SECRETA)

41.780 -        São Paulo. Relator Ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Augusto Fragoso. APELANTES: O Ministério Público Militar junto à 3ª Auditoria do 2ª CJM; HELENO ANTONIO LUQUE e PEDRO PAULO EPIFANI, que também usa o nome de PEDRO PAULO DA SILVA   ou JOSÉ ROBERTO DA SILVA, civis, condenados a dez anos de reclusão, incursos no art. 27 do DL 898/69. APELADA: A Sentença do CPJ da 3ª Auditoria da 2ª CJM, de 15 de agosto de 1977, que absolveu o civil EVADISIO BARBOSA ou EUANILDO BARBOSA, que também usa o nome de CLÁUDIO AMORIM, do crime previsto no art. 27 do DL 898/69, e condenou o apelante HELENO ANTONIO LUQUE. Adv. Dr. José Geraldo de Pontes Fabri.-(JULGAMENTO EM SESSÃO SECRETA).

RELATÓRIO DE CORREIÇÃO

35 -               Brasília.DF. - Relator Ministro Faber Cintra. O Exmº Sr Dr Auditor Corregedor da Justiça Militar encaminha o Relatório relativo à Correição realizada nas Auditorias da  8ª e 10ª CJM. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal determinou a baixa dos autos para serem prestados esclarecimentos.

                     APELAÇÕES

41.213 -        Rio de Janeiro. Relator ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Carlos Alberto. APELANTE:-OSWALDO CIRILLO GOMES, 2º Tenente do Exército, condenado a dois meses de reclusão, incurso no art.240 do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho Especial de Justiça de 15 de dezembro de 1975. Adv.Dr. Mário Soares de Mendonça. - POR MAIORIA DE VOTOS o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou  a Sentença apelada. OS MINISTROS WALDEMAR TORRES DA COSTA e AUGUSTO FRAGOSO davam provimento para absolver. - IMPEDIDO O MINISTRO RUY DE LIMA PESSOA -(NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS DÉLIO JARDIM DE MATTOS E JACY GUIMARÃES PINHEIRO).

41.862 -        Rio de Janeiro. Relator Ministro Augusto Fragoso. Revisor Ministro Waldemar Tôrres da Costa. APELANTE: PORFÍRIO TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO, MN-ES, condenado a três meses de prisão, incurso no artigo 190, § 2º do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 2ª Auditoria de Marinha da 1ª CJM, de 18 de outubro de 1977. Adv.Dr. A.Guarischi e Palma. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada.(NAO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS DÉLIO JARDIM DE MATTOS e JACY GUIMARÃES PINHEIRO).

41.731 -        Pará. Relator Ministro Deoclécio Lima da Siqueira. Revisor Ministro Ruy de Lima Pessoa. APELANTE: ELIAS ALVES MACHADO, soldado do Exército, condenado a dois meses de impedimento, incurso no art. 183, letra "b", § 2º do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho de Justiça do 52º Batalhão de Infantaria da Selva, de 29 de junho de 1977. Ajv.Dr. Francisco Cardoso de Vasconcelos. - POR UNANIMIDADE, foi negado provimento ao apelo da Defesa e confirmada a Sentença apelada.(NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS DÉLIO JARDIM DE MATTOS e JACY GUIMARÃES PINHEIRO).

41.859 -        Rio de Janeiro. Relator Ministro Deoclécio Lima de Siqueira. Revisor Ministro Ruy de Lima Pessoa. APELANTE: JURACY FRANCISCO JUNIOR, SD-FN, condenado a seis meses de prisão, incurso no art. 187 do CPM. -APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 2ª Auditoria de Marinha da 1a. CJM, de 20 de outubro de 1977. Adv.Dr. A. Guarischi e Palma.-POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS DÉLIO JARDIM DE MATTOS e JACY GUIMARÃES PINHEIRO).

41.791 -        Rio de Janeiro. Relator Ministro Deoclécio Lima de Siqueira. Revisor Ministro Ruy de Lima Pessoa. APELANTE: JOSÉ ARAÚJO NETO, CB-FN, condenado a oito meses de prisão, incurso no art. 187 c/c o artigo 189, inciso I, parte final, tudo do CPM. APELADA:-A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 2ª Auditoria de Marinha da 1ª CJM, de 16 de agosto de 1977. Adv.Dr. A.Guarischi e Palma- POR UNANIMIDADE foi negado provimento ao apelo e confirmado a Sentença.(NAO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS DÉLIO JARDIM DE MATTOS, JACY GUIMARÃES PINHEIRO  e WALDEMAR TORRES DA COSTA).

41.833 -        Rio de Janeiro. Relator Ministro Deoclécio Lima de Siqueira. Revisor Ministro Ruy de Lima Pessoa. APELANTE: RUBEM MARQUES AMARAL, Marinheiro, condenado a quatro meses de. prisão, incurso no art 187 c/c o art 189, inc. I, tudo do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 1ª Auditoria de Marinha da 1ª CJM, de 11 de outubro de 1977.Adv Dr. Edgar P P de Carvalho. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo e confirmou a Sentença apelada.(NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS DÉLIO JARDIM DE MATTOS, JACY GUIMARÃES PINHEIRO e WALDEMAR TORRES DA COSTA).

41.691 -        Pernambuco. Relator Ministro Faber Cintra. Revisor Ministro Ruy de Lima Pessoa. APELANTE: JOSÉ ALBERTO DE BRITO, Soldado da Aeronáutica, condenado  a dez meses de prisão, incurso no art. 187 do CPM.-APELADA: A Sentença do CPJ da Aud/7a. CJM, de  13 de maio de 1977. Adv.Dr. João Batista da Fonseca.-POR UNANIMIDADE, foi dado provimento em parte  ao apelo da Defesa para reduzir a pena para sete meses como incurso no art. 187 c/c o art 59, do CPM.(NAO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS WALDEMAR TORRES DA COSTA,JACY GUIMARÃES PINHEIRO e DELIO JARDIM DE MATTOS).

41.702 -        Rio de Janeiro. Relator Ministro Faber Cintra. Revisor Ministro Lima Torres. APELANTE: RAIMUNDO WILSON FERREIRA LIMA, Marinheiro, condenado a quatro meses de prisão, incurso ho art. 187 c/c o art 189 inciso I, do CPM. APELADA: A Sentença do  CPJ  da 1a. Aud/Mar., da 1a. CJM, de 14 de junho de 1977. Adv Edgar P P de Carvalho. - POR UNANIMIDADE,o Tribunal negou provimento ao apelo e confirmou a Sentença apelada.(NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS WALDEMAR TORRES DA COSTA, JACY GUIMARÃES PINHEIRO e DÉLIO JARDIM DE MATTOS).

41.855 -        Rio Grande do Sul. Relator Ministro Faber Cintra.-Revisor Ministro Ruy de Lima Pessoa. APELANTE: RICARDO DE OLIVEIRA, Soldado do Exército, condenado a seis meses de prisão, incurso no art. 187, c/c  o art 72, § 3º letras "b" e "d", tudo do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho de Justiça do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, de 17 de outubro de 1977.Adv Dr Telmo Candiota da Rosa. - POR UNANIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e confirmou a Sentença apelada. (NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS WALDEMAR TORRES DA COSTA, JACY GUIMARÃES PINHEIRO e DÉLIO JARDIM DE MATTOS).

                     RECURSO CRIMINAL

5.176 -          Brasília.DF. - Relator Ministro Ruy de Lima Pessoa. RECORRENTE: O Ministério Público Militar junto  à Auditoria da 11ª CJM. RECORRIDO: O Despacho do Exmo Sr. Dr Auditor da Auditoria da 11ª CJM que não recebeu a denuncia oferecida contra o civil FRANCISCO BARBOSA ROCHA NETO, como incurso no artigo 210, §§ 1º e 2º, do CPM. Adv.Dr. J Safe Carneiro.-POR UNANIMIDADE o Tribunal deu provimento ao Recurso para que a denúncia seja recebida.(NÃO TOMARAM PARTE NO JULGAMENTO OS MINISTROS WALDEMAR TORRES DA COSTA, JACY GUIMARÃES PINHEIRO e DÉLIO JARDIM DE MATTOS).

                     APELAÇÃO

41.781 -        Minas Gerais. Relator Ministro Julio de Sá Bierrenbach. Revisor Ministro Gualter Godinho. APELANTES: O Ministério Público Militar junto à Auditoria  da 4ª CJM e MILTON MIZAEL, Soldado do Exército, condenado a três meses e vinte e dois dias de prisão,incurso no artigo 187 c/c o art 72, incisos I e III, letra "a", tudo do CPM. APELADA: A Sentença do Conselho de Justiça do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, de 18 de agosto de 1977. Adv.Dr. Antonio de Castro Teixeira. - POR UNAMIMIDADE, o Tribunal negou provimento ao apelo da Defesa e deu ao  do MP para, agravando a pena, condenar MILTON MIZAEL a seis meses de prisão, como incurso no art. 187 c/c o art 72, inciso I, do CPM.(NAO TOMARAM PARTE  NO JULGAMENTO OS MINISTROS WALDEMAR TORRES DA COSTA. JACY GUIMARÃES PINHEIRO e DÉLIO JARDIM DE MATTOS).

No início da Sessão o Exmo. Sr. Ministro Ten. Brig. DEOCLÉCIO LIMA DE SIQUEIRA comunicou ao Tribunal haver participado da solenidade no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica - onde proferiu a aula inaugural, da qual enviará cópia a cada um dos Senhores Ministros.

A Sessão foi encerrada às 18.00 horas, com os seguintes processos em mesa:

HABEAS-CORPUS 31.674(JSB)-Com vistas ao Ministro Faber Cintra

PETIÇÃO 344(WT)-2a./2a.proc.28/72-Adv. O próprio

C.PARCIAL 1.149(WT)-Aud/10ªproc05/77

C.PARCIAL 1.148(JP)-2ª/Mar.proc.292/72-Adv Antonio Fernandes

C.PARCIAL 1.151(LT)-Aud/Cor.Aud/Ex.IPM 81/77

DESAFORAMENTO 275(DLS)-1a./3a.proc.23/77

EMENDA REGIMENTAL 08(GG)

REC.CRIMINAL 5.179(WT)-2ª/Mar.proc.592/68-Adv Geraldo Magela

REC.CRIMINAL 5.180(WT)-Aud/5a.proc.528/70-Adv.O próprio

REC.CRIMINAL 5.185(WT)-Aud/5a.proc.7 87/77

REC.CRIMINAL 5.182(RP)-Aud/4a.proc.12/71-Adv Dalto Eiras

REC.CRIMINAL 5.183(JP)-1a./Ex.proc.16/70-Adv Claudio Renault

REC.CRIMINAL 5.186(RP)-2a./Ex.proc.51/77

REC.CRIMINAL 5.187(DP)-2a./2a.proc.67/68 e 82/69-Adv Angelica de Maria Mello de Almeida.

EMBARGOS 41.324(JP/FC)-2ª/Mar.proc.243/74.C.Adv Antonio Alves Fernandes.

EMBARGOS 41.248(JP/DLS )-2ª/Mar. proc.203/73-C. Adv. Dr Eduardo Sergio de Lima

APELAÇÕES:

41.768(LT/RMA)-2ª/Mar.proc.431/76-C.Advs Nelio Seidl e outro (COM VISTAS AO MINISTRO GUALTER GODINHO)

41.777(LT/DJM)-1ª/Mar.proc.  26/76-Adv Edgar de Carvalho

41.662(RP/FC)-Aud/10ªproc. 40/72-Advs Wanda Sidou e outro

41.360(WT/CA)-3ª/Ex.proc.  22/75-Advs José M.Paulo e outro

41.805(JP/RO)-1a./3a.proc.   5/75-Adv Eloar Guazzelli e outro

41.787(JP/JSB)-Aud/6a.proc.  5/77-Adv Luiz H. Agle

41.642(JP/SF)-Aud/7a.proc. 86/76-Adv João B. da Fonseca

41.826(JP/FC)-1a/Aer.proc. 5/77-Adv   Tecio   L.   e   Silva

41.402(RP/CA)-Aud/8a.proc. 293/76-Adv Francisco Cardoso Vas-concelos

41.358(RP/CA)-Aud/4a.proc.   1/76-Adv Nelson Evangelista

41.225(RP/CA)-2ª/Mar.proc. 140/73-C.Adv A.Sussekind M.Rego

40.587(RP/CA)-1a/Mar.proc.  24/74-Adv Edgar de Carvalho

41.825(RO/LT)-1a./Ex.proc.I-08/77-Adv Manoel F. de Lima

41.835(RO/WT)-Aud/8a.proc.  56/77-Adv Francisco C.Vasconcelos

41.870(AF/WT)-1a/Mar.proc.  18/77-Adv Edgar P P de Carvalho

41.672(RP/RO)-3a./2a.proc. 104/74-Adv José Fabri e outro -(COM JULGAMENTO MARCADO PARA O DIA 20.3.77)

41.728(RP/DLS)-2a./2a.proc. 207/69-Advs Raimundo Barbosa e outro.(COM JULGAMEMTO MARCADO PARA O DIA 15.3.78)

41.814(JP/JSB)-2a./Ex.proc.   2/77-Advs Aloysio Neves/outro

41.417(CA/LT)-2ª/Mar.proc. 241/75-D.Adv.A.Guarischi e Palma

41.822(LT/AF)-2ª/Aer.proc.1831/77-Adv/s   Helio   Silvestre/outros

40.973(LT/CA)-1a/Mar.proc. 106/72-Adv Edgar G. Siqueira

41.687(LT/SF)-Aud/8a.proc. 306/76-Adv Francisco Vasconcelos

41.705(LT/RO)-Aud/4a.proc.   1/77-Adv Dalto V. Eiras

41.882(DLS/WT)-1a/Mar.proc. 29/77-Adv Mario C. Pinho

41.888(FC/JP)-Aud/8a.proc. 96/77-Adv Adherbal Mattos

41.304(JP/CA)-Aud/8a.proc. 290/76-Adv Francisco Vasconcelos

41.734(JP/AF)-Aud/6a.proc.  44/75-Adv Luiz H Agle

41.174(GG/RO)-Aud/11ªproc.283/75-Adv Silvio Guimarães

41.300(GG/SF)-3ª/Ex.proc.  67/75-Adv Ana Maria David

41.320(GG/DLS)-Aud/11ªproc. 295/75-Adv J Safe Carneiro

41.634(JP/AF)-Aud/7a.proc.  22/75-Adv Mercia A.Ferreira

41.801(AF/RP)-1a./3a.proc.  13/77-Adv Luiz A. Dariano

41.839(AF/JP)-Aud/11ªproc. 174/77-Adv J Safe Carneiro

APELAÇÕES:

41.874(DLS/JP)-2ª/Ex.proc.9/77-Adv Telmo A.Figueiredo

41.317(GG/AF)-Aud/9a.proc.   3/76-Adv Higa Nabukatsu

41.684(GG/DLS)-Aud/6a.proc.  12/76-Adv Luiz H. Agle

41.875(FC/LT)-1a./3a.proc.  24/77-Adv Plinio Correa

41 007(RP/CA)-Aud/4a.proc. 9/73-Advs Pedro Jorge de Oliveira Neto, Dalto V.Eiras e Aquiles R. de Oliveira

41.779(RP/RMA)-Aud/7a.proc.  96/77-Adv Jerson Maciel Neto

41.578(WT/FC)-2ª/Ex.proc.  17/73-Adv Lourival N.Lima

41.806(WT/RMA)-3a./3a.proc.2/77-Advs Orlando Eurico Piazera, Airton F. Rodrigues.

41.868(JSB/RP)-2ª/Mar.proc.316/77-Adv A.Guarischi e Palma

41.221(GG/SF)-2a./Ex.proc.  62/74-Advs Telma Angelica/outros

41.755(DLS/RP)-3a./Ex.proc.  10/77-Adv Celso Calidonio

41.429(GG/RO)-Aud/4a.proc.  12/75-Adv A. de Castro Teixeira

41.471(GG/RO)-2a./2a.proc.  31/76-Adv Reinaldo S.Coelho

41.877(WT/DLS)-Aud/7ªproc. 117/77-Adv Gilberto A.F.Paiva

41.710(WT/DLS)-1a/Mar.proc.  25/77-Advs Eduargo G.Vilar e Jorge M. Victoria.

41.789(SF/GG)-1a/Mar.proc. 25/77-Adv Edgar P P de Carvalho

41.848(SF/LT)-3a./Ex.proc.  16/77-Adv Ana Maria D.Cortez

41.821(SF/RP)-2a/Mar.proc. 289/76-D.Adv.A.Guarischi e Palma

41.891(SF/WT)-Aud/10ªproc.  2/77-Adv Antonio J.Porto Rosa