..CONT:

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

ATA DA 5ª SESSÃO, EM 22 DE FEVEREIRO DE 1978 - QUARTA-FEIRA -

PRESIDÊNCIA DO MINISTRO ALMIRANTE-DE-ESQUADRA HÉLIO RAMOS DE AZEVEDO LEITE.

PROCURADOR GERAL DA JUSTIÇA MILITAR: DR MILTON MENEZES DA COSTA FILHO.

SECRETRÁRIO DO TRIBUNAL PLENO: DR CLÁUDIO ROSIÈRE.

Compareceram os Ministros Waldemar Torres da Costa, Augusto Fragoso, Jacy Guimarães Pinheiro, Rodrigo Octávio Jordão Ramos, Faber Cintra, Octávio José Sampaio Fernandes, Reynaldo Mello de Almeida, G.A. de Lima Torres, Deoclécio Lima de Siqueira, Ruy de Lima Pessoa, Gualter Godinho, Julio de Sá Bierrenbach, Délio Jardim de Mattos e Carlos Alberto Cabral Ribeiro.

Às 13.30 horas, havendo número legal, foi aberta a Sessão.

Lida e sem debate, foi aprovada a Ata da Sessão anterior.

Apelações julgadas em Sessão secreta no dia 20.02.78:

41.766 - Rio Grande do Sul. Relator Ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Reynaldo Mello de Almeida. APELANTE: O Ministério Público Militar junto à 2ª Auditoria da 3ª CJM. APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 2ª Auditoria da 3ª. CJM, de 19 de julho de 1977, que absolveu o Soldado do Exército NELSON UES do crime previsto no art 206 § 2º; e absolveu o 2º Sargento do Exército JOSÉ NOEL DOS SANTOS do crime previsto no art. 206, § 2º, c/c o art 53, tudo do CPM. - O TRIBUNAL, por unanimidade de votos, negou provimento ao apelo do MP quanto ao Sargento JOSÉ NOEL DOS SANTOS e confirmou a Sentença que o absolveu, em 1ª instância. Ainda por unanimidade foi dado provimento parcial ao apelo do MP para, reformando a Sentença que absolveu o Soldado NELSON UES, condená-lo a um ano e seis meses  de detenção, convertida em prisão, como incurso no art 206, § 2º do CPM. Por maioria de votos, o Tribunal não concedeu a suspensão condicional da pena.OS MINISTROS LIMA TORRES, DÉLIO JARDIM DE MATTOS, DEOCLÉCIO LIMA DE SIQUEIRA, SAMPAIO FERNANDES, JACY GUIMARÃES PINHEIRO e RODRIGO OCTÁVIO concediam o Sursis. (PRESIDÊNCIA DO MINISTRO HÉLIO LEITE).

41.651 - Rio de Janeiro. Relator Ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Deoclécio Lima de Siqueira. APELANTE: O Ministério Público Militar junto à 1ª. Auditoria de Marinha da 1a. CJM. APELADA: A Sentença do Conselho Permanente de Justiça da 1ª Auditoria de Marinha da 1a. CJM, de 31 de março de 1977,que absolveu o Cabo da Marinha JOSÉ MANOEL PEREIRA, do crime previsto no art. 251 do CPM. - O Tribunal,POR MAIORIA DE VOTOS deu provimento ao apelo do MP para, reformando a Sentença absolutória de 1ª instância , condenar o apelado a nove meses e dez dias de reclusão, como incurso no art 251 c/c os arts 253 e 240, § 2º do CPM, sendo declarada extinta a punibilidade pela prescrição da pena. OS MINISTROS RUY DE LIMA PESSOA, DEOCLÉCIO LIMA DE SIQUEIRA, LIMA TORRES,SAMPAIO FERNANDES e FABER CINTRA votaram contra a prescrição. OS MINISTROS LIMA TORRES, SAMPAIO FERNANDES e FABER CINTRA, dando provimento ao apelo do MP,condenavam a dois anos e quatro meses. O MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO negava provimento ao apelo da MP e confirmava a Sentença apelada, considerando infração disciplinar, nos termos da art. 240, § 1º do CPM.(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO HÉLIO LEITE).

41.769 - Brasília.DF. Relator Ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Délio Jardim de Mattos. APELANTES: O Ministério Público Militar junto à Auditoria da 11ª CJM a FRANCISCO GOMES FILHO, civil, condenado a cinco anos de reclusão, incurso no art 43  do DL 898/69. APELADA: A Sentença do CPJ da Auditoria da 11a. CJM, de 13 de julho de 1977, que absolveu:-ISAAC THOMÉ NETO,SEBASTIÃO NAVES e BENIGNO PEREIRA MAIA, do crime previsto no art 43 do DL 898/69.- O Tribunal: a) POR UNANIMIDADE confirmou a Sentença absolutória de BENIGNO PEREIRA MAIA; b) POR MAIORIA DE VOTOS, negou provimento ao apelo do MP e confirmou a Sentença de 1ª instância que absolveu ISAAC THOMÉ NETO e SEBASTIÃO NAVES. O MINISTRO SAMPAIO FERNANDES dava provimento ao apelo do MP para, reformando a Sentença, condenar ISAAC THOMÉ NETO e SEBASTIÃO NAVES a dois anos de reclusão, como incursos no art 43 do DL 898/69. POR MAIORIA, deu provimento parcial ao apelo de FRANCISCO GOMES FILHO, para reduzir a pena imposta pela Sentença para três anos de reclusão. OS MINISTROS CARLOS ALBERTO CABRAL RIBEIRO, JULIO DE SÁ BIERRENBACH, REYNALDO MELLO DE ALMEIDA, SAMPAIO FERNANDES e FABER CINTRA negavam provimento ao seu apelo e confirmavam a Sentença que o condenou a cinco anos de reclusão.(PRESIDÊNCIA DO MINISTRO.HÉLIO LEITE)

Foram, a seguir, relatados e julgados os seguintes processos:

APELAÇÕES

41.768 - Rio de Janeiro. Relator Ministro Lima Torres. Revisor Ministro Reynaldo Mello de Almeida. APELANTE: ROSALICE MAGALDI FERNANDES PARREIRA, civil, condenada a um ano e seis meses de reclusão, incursa no art 45, inc. I c/c o art 49, inc. I, tudo do DL 898/69. APELADA: A Sentença do CPJ da 2ª Aud/Mar da 1a. CJM, de 23 de junho de 1977. - Adiado o julgamento, por haver pedido vista o MINISTRO RODRIGO OCTÁVIO. -Voto da Turma: Relator, dava provimento em parte para reduzir a pena a 1 ano e 2 meses de reclusão - artigo 45, inc. I do DL 898/69; Revisor, provia em parte para reduzir a pena a 1 ano e 1 dia de reclusão - (Usaram da palavra o Dr. Lino Machado Filho e o Dr. Procurador-Geral da J.M.).

39.262 - Rio de Janeiro. Relator Ministro Waldemar Torres da Costa. Revisor Ministro Julio de Sá Bierrenbach. APELANTE: ALBERTINA RODRIGUES DA COSTA, civil, condenada a doze anos de reclusão, incursa no art. 28 do DL 898/69 c/c o art 53 do CPM, e à pena acessória de suspensão dos direitos políticos, por dez anos. APELADA: A Sentença do CPJ da 2ª Auditoria de Aeronáutica da 1ª CJM, de 07 de fevereiro de 1972. Adv. Dr Renato da Cunha Ribeiro. POR MAIORIA DE VOTOS, o Tribunal deu provimento ao apelo de ALBERTINA RODRIGUES DA COSTA para absolvê-la. O MINISTRO REVISOR confirmava a Sentença. (NÃO TOMOU PARTE NO JULGAMENTO O MINISTRO SAMPAIO FERNANDES).

REMOÇÃO A PEDIDO

O Tribunal, apreciando expediente apresentado pelo Exmo. Sr. Ministro Presidente, resolveu REMOVER, a pedido, sem ônus para os cofres públicos, o Oficial de Justiça, classe "B", referência 36, MANOEL DE SOUZA NEVES FILHO, da 2ª Auditoria de Marinha da 1ª CJM para a 2ª Auditoria do Exército, da mesma Circunscrição.

SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

Por convocação do Ministro Presidente, o Tribunal realizará SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS nos dias 07 e 14 de março próximo vindouro, terças-feiras, com início às 13.30 horas.

Por maioria de votos, o Tribunal aprovou a proposta apresentada pelo Ministro AUGUSTO FRAGOSO no sentido de ser encaminhada, em nota RESERVADA, uma recomendação a todos os Juízes Auditores para que todo o empenho seja feito na apuração de alegações de sevícias e torturas apresentadas pelos acusados, submetidos a processo, desde que tais alegações se apresentem fundadas em indicações e referências objetivas.

A seguir o Exmo. Sr. Ministro Carlos Alberto Cabral Ribeiro pronunciou as seguintes palavras:

"Senhor Presidente, Senhores Ministros:

Eu queria só lembrar, para constar em Ata, que ontem transcorreu mais um aniversário da tornada de Monte Castelo.

Essa não é mais uma data pertencente à FEB nem ao Exército Nacional, aliás coadjuvado em profundidade pela Marinha e pela Aeronáutica, e sim é uma data do Brasil.

As operações que culminaram na tornada de Monte Castelo, mostraram a obstinação, o valor, o treinamento, a força interior do soldado do Brasil que, enfrentando o inimigo positivamente bem aparelhado e muito bem instruído, com enquadramento de forças de outros paízes, o que dificulta, é óbvio, a atuação de uma força qualquer, e finalmente enfrentando um clima diferente daquele de sua terra, com condições meteorológicas profundamente desfavoráveis, soube conquistar essa glória para o Brasil da qual redundou a possibilidade da abertura do Vale do Pó para os aliados e concorrermos nós para o apressamento do fim da guerra na Europa.

Era só."

Em seguida, o Exmo. Sr. Ministro Waldemar Torres da Costa assim se manifestou:

"Senhor Presidente, Senhores Ministros:

Há, precisamente um ano, este Tribunal tomava conhecimento, sob o impacto da maior das emoções, do falecimento de dois queridos colegas que se encontravam no Rio de Janeiro - os Ministros Amarílio Lopes Salgado e Nelson Barbosa Sampaio -. Não posso deixar, porque ainda me possuo daquela mesma saudade que eles aqui deixaram de rememorando o triste acontecimento não só para este Tribunal senão para toda a Justiça Militar a que eles serviram com lealdade, competência e dedicação.

E esta lacuna que eles aqui deixaram através de uma convivência tão agradável, da prestimosidade com que acudiam a todos os reclamos da Justiça, em que nossa Ata dos trabalhos de hoje se lance um voto de saudade àqueles incomparáveis companheiros que há um ano nos deixaram, depois de prestarem os mais relevantes serviços à sua Pátria representada por essa Justiça Militar, que eles amaram e a que dedicaram o melhor de suas vidas."

Às palavras pronunciadas pelos Exmos Srs Ministros Cabral Ribeiro e Waldemar Torres da Costa, associaram-se o Dr Procurador-Geral da J.M., em seu nome e em nome do Ministério Público Militar, e o Dr. Lino Machado Filho, em nome dos Advogados que militam no foro militar.

A Sessão foi encerrada às 18.15 horas, com os seguintes processos em mesa:

PETIÇÃO 342(LT)-Aud/11ª.proc.221/73-Adv Rômulo Gonçalves.(Julgamento marcado para o dia 1.3.78)

PETIÇÃO 344(WT)-2ª/2ª.proc.28/72-Adv. O próprio

PETIÇÃO 320(GG)-Aud/5a.proc.288/64-Adv.Antonio Acir Breda

COR.PARCIAL 1.149(WT)-Aud/10ªproc.05/77

COR.PARCIAL 1.148(JP)-2ª/Mar.proc.292/72-Adv Antonio Fernandes

REC.CRIMINAL 5.179(WT)-2ª/Mar.proc.592/68-Adv Geraldo Magela

REC.CRIMINAL 5.180(WT)-Aud/5ª.proc.528/70-Adv: O próprio

REC.CRIMINAL 5.185(WT)-Aud/5a.proc.787/77

REC.CRIMINAL 5.176(RP)-Aud/11a.proc.355/77-Adv J Safe Carneiro

REC.CRIMINAL 5.182(RP)-Aud/4ª.proc.12/71-Adv Dalto V.Eiras

APELAÇÕES:

41.623(LT/SF)-2ª/2ª.proc. 60/75-Adv Iberê Bandeira e outros. (Julgamento marcado para o dia 06.3.78)

41.793(WT/AF)-1a./2a.proc.1246/77-Advs Gaspar Serpa e outro

41.780(WT/AF)-3a./2a.proc. 312/76-Adv José G.P.Fabri

41.213(WT/CA)-3a./1a.proc. 16/75-Adv Mario de Mendonça

41.768(LT/RMA)-2a/Mar.proc.431/76-C.Advs Nelio Seidl e outro

41.777(LT/DJM)-1a/Mar.proc. 26/76-Adv Edgar de Carvalho

41.662(RP/FC)-Aud/10ªproc. 40/72-Advs Wanda R.Sidou/outro

41.360(WT/CA)-3/Ex.proc. 22/75-Advs José M.Paulo e outro

41.642(JP/SF)-Aud/7a.proc. 86/76-Adv João B. da Fonseca

41.826(JP/FC)-1a/Aer.proc. 5/77-Adv Tecio Lins e Silva

41.805(JP/RO)-1a./3a.proc. 5/75-Adv Eloar Guazzelli/outro

41.787(JP/JSB)-Aud/6a.proc. 5/77-Adv Luiz H Agle

41.402(RP/CA)-Aud/8a.proc. 293/76-Adv Francisco Vasconcelos

41.358(RP/CA)-Aud/4a.proc. 1/76-Adv Nelson M.Evangelista

41.225(RP/CA)-2a/Mar.proc.140/73-C.Adv A.Sussekind M.Rego

APELAÇÕES:

40.587(RP/CA)-1a/Mar.proc. 24/74-Adv Edgar P de Carvalho

41.825(RO/LT)-1a./Ex.proc.I-08/77-Adv Manoel F. de Lima

41.853(RO/WT)-Aud/8a.proc. 56/77-Adv Francisco Vasconcelos

41.862(AF/WT)-2a/Mar.proc. 322/77-D.Adv.A.Guarischi e Palma

41.870(AF/WT)-1a/Mar.proc. 18/77-Adv Edgar P. de Carvalho

41.672(RP/RO)-3a./2a.proc. 104/74-Advs José Fabri e outro

41.728(RP/DLS)-2a./2a.proc. 207/69-Advs Raimundo P. Barbosa e outros

41.814(JP/JSB)-2a./Ex.proc. 2/77-Advs Aloysio Neves/outro

41.731(DLS/RP)-Aud/8a.proc. 95/77-Adv Francisco Vasconcelos

41.859(DLS/RP)-2a/Mar.proc. 294/77-Adv A.Guarischi e Palma

41.791(DLS/RP)-2a/Mar.proc.304/77-D.Adv.A.Guarischi e Palma

41.833(DLS/RP)-1a/Mar.proc. 28/77-Adv Edgar P de Carvalho

41.691(FC/RP)-Aud/7a.proc.15-D/75-Adv João B. da Fonseca

41.702(FC/LT)-1a/Mar.proc. 17/77-Adv Edgar de Carvalho

41.855(FC/RP)-2a./3a.proc.7/77-D.Adv Telmo C. da Rosa

41.781(JSB/GG)-Aud/4a.proc. 2/77-Adv Antonio C.Teixeira

41.417(CA/LT(-2a/Mar.proc.241/75-D.Adv.A.Guarischi e Palma

41.822(LT/AF)-2a/Aer.proc.1831/77-Advs Helio Sylvestre Tavares, Heleno Pestana de Aguiar, Sonia de Barros e Esther Ghitman.

40.973(LT/CA)-1a/Mar.proc. 106/72-Adv Edmar Garcez Siqueira

41.687(LT/SF)-Aud/8a.proc.306/76-Adv Francisco Vasconcelos

41.705(LT/RO)-Aud/4a.proc. 1/77-Adv Dalto V. Eiras

41.642(JP/SF)-Aud/7a.proc. 86/76-Adv João B. da Fonseca

41.826(JP/FC)-1a/Aer.proc.5/77-Adv Tecio Lins e Silva

41.410(GG/CA)-2a./Ex.proc.74"72-Advs Humber J.Machado/outros