O Ministro-Presidente pela passagem, nesta data, do Dia da Aviação da Patrulha, da Força Aérea Brasileira, e no próximo dia 24 do Dia da Artilharia, do Exército Brasileiro, proferiu as seguintes palavras:
Há exatamente cinqüenta e cinco anos, em plena Guerra contra o nazi-fascismo, os bravos pilotos da Patrulha da Força Aérea Brasileira atacavam, pela primeira vez, um submarino invasor, que, em nossas águas territoriais, afundara um navio mercante brasileiro.
Por este motivo, o dia 22 de maio é consagrado como Dia da Patrulha da Força Aérea Brasileira.
Na pessoa dos ilustres representantes da Aeronáutica no Escabinato Militar, cumprimentamos todos os nossos aviadores que, na solidão da carlinga, exercem diuturnamente, a gloriosa tarefa de vigilância de nosso espaço aéreo, garantindo assim a nossa soberania".
No próximo dia 24, em todos os quartéis de nossa Pátria, serão reverenciados os legendários heróis da "Rainha das Armas".
Serão evocados o Brigadeiro ANTONIO SAMPAIO, seu patrono; Tenente GODOFREDO CERQUEIRA LEITE, Aspirante MEGA e Sargento MAX WOLFF, heróis da FEB, e tantos outros, que deram suas gloriosas vidas pela Pátria, e cujos exemplos servem de paradigma às novas gerações. SAMPAIO, homem de origem humilde, nasceu no povoado de Tamboril, no CEARÁ, a 24/05/1810 e faleceu, como Brigadeiro, em 06/07/1866 por ferimento em combate, em território Argentino.
Na pessoa do General COUTINHO, ilustre e ilustrado representante da briosa Infantaria, saudamos todos os infantes que, de norte a sul do País, honram, com seu idealismo, as nobres tradições herdadas de seus heróicos antecessores".
Às homenagens associou-se o Dr Péricles Aurélio Lima de Queiroz, Vice-Procurador-Geral da Justiça Militar, em nome do Ministério Público Militar.
Os Ministros JORGE JOSÉ DE CARVALHO e LUIZ GUILHERME DE FREITAS COUTINHO agradeceram as saudações recebidas.