ADITAMENTO À ATA DA 48ª SESSÃO, EM 22 DE AGOSTO DE 1996
Pela passagem, no próximo dia 25, do DIA DO SOLDADO, o Ministro ALDO FAGUNDES pronunciou as seguintes palavras:
"Senhor Presidente,
Senhores Ministros
Autorizado pelo Ministro-Presidente, registro, com prazer, o transcurso do Dia do Soldado no próximo dia vinte e cinco.
Esta é a sessão que antecede a esta efeméride. Uma data histórica incorporada ao calendário cívico da nação. Eu destaco nesta homenagem, que rapidamente presto ao Exército Brasileiro, duas dimensões: a primeira exaltando a figura de seus grandes vultos, personagens que se incorporaram à história do país e cito assim de memória, como paisano que sou, a figura dos patronos: Osório, Mallet, Sampaio, Cabrita, Rondon e, sobre todos estes grandes vultos - personagens da história do país - a figura do Duque de Caxias.
Para nós, gaúchos, é muito grato exaltar a memória do Duque de Caxias, um personagem que também se vinculou à nossa história. Graças à política do grande Pacificador, pode-se dizer que o Império não derrotou o Rio Grande, o Império se reconciliou com Rio Grande, numa afirmação de pátria e brasilidade.
A segunda dimensão que destaco no Exército, é a sua contribuição ao civismo - como é bonito um desfile militar. Não faz muito tempo participei da cerimônia comemorativa do aniversário de uma das unidades militares aqui em Brasília. Estive ouvindo os dobrados, vendo o brio da tropa em marcha, a bandeira ondulando ao vento: não há quem não sinta um toque de pátria, de nação, de brasilidade. Isso faz parte da nossa vida.
É impossível, escrevermos a história sem esta reverência aos grandes momentos da vida nacional. E o Exército Brasileiro é partícipe destes grandes momentos que têm feito a nossa história e nos afirmado como povo e como nação.
Com estas palavras, em nome do Presidente, Ministro Seixas Telles, eu quero prestar homenagens ao Exército Brasileiro nas pessoas de seus eminentes Generais-de-Exército que engrandecem, honram e dignificam este Plenário - o Ministro Moreira, o Ministro Coutinho, o Ministro Mey e o Ministro Sampaio Maia.
Feliz a pátria que pode proclamar com justificado orgulho esta expressão de brasilidade que o Exército Brasileiro testemunha perante a nação".
Associaram-se às homenagens ao Exército Brasileiro os Ministros Cherubim Rosa Filho, José Julio Pedrosa e o Procurador-Geral da Justiça Militar, Dr Péricles Aurélio Lima de Queiroz.
Agradeceu as manifestações de apreço o Ministro Edson Alves Mey.